Atualizado em: 19 junho 2013

Modelos de Redação: Como começar e desenvolver uma redação

Hoje em dia as redações nas provas de vestibular ou concursos são muito importantes, pois representam em torno de 40% da nota final.
Você Sabia?
Que na literatura, além de se constituir no gênero literário da epistolografia, surgiu um estilo epistolar de redação sem a intenção de ser correspondência.
953fe4935c5f12a687fe89f6ef0a2e71

Redação Dissertativa ideal para que você consiga se dar bem na criação de textos.

É fundamental atualmente, para que se possa participar de qualquer processo de seleção saber fazer uma boa redação, a mais utilizada é a redação dissertativa, esta que é empregada em provas de vestibulares, bem como exames como o Enem, entrevistas de emprego, e por isso é muito importante que se saiba como criar um texto de qualidade mesmo que não se goste de escrever.

Como Desenvolver uma Redação?

Como primeiro passo para elaboração de um texto, como a redação dissertativa é muito importante se conhecer a língua portuguesa, isso mesmo, afinal de contas o nosso idioma sofre eventuais mudanças e por isso é importante se ficar de olho e saber utilizar corretamente as palavras, a melhor maneira de dominar isto é escrevendo um texto, estudando um assunto e ainda analisando todas as possibilidades.

publicidade:

Redação Dissertativa

Qualquer tipo de redação dissertativa ou não conta com um tipo de estruturação básica, tendo o conhecimento dela é possível se escrever sobre qualquer tipo de assunto, procurando mostrar o domínio e criando textos coerentes, com isto o risco de seu texto se tornar cansativo e com muitas voltas é quase zero.

A estrutura de uma redação básica é a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, já que isso é algo superficial de se pensar, pois a redação exige uma estruturação muito mais completa.

Dicas

A redação deverá ser estruturada com um título, que é uma parte importante deste tipo de redação, este que muitas vezes é esquecido, deverá mostrar o que o texto representa, e por isso é importante escrever o texto e depois criar o título.

Na introdução é importante ser salientado um resumo de tudo o que será abordado a seguir, e a opinião que você irá defender no decorrer da sua redação dissertativa. A introdução deverá não ser nem muito longa e nem muito curta.

No desenvolvimento existe os argumentos e é aqui o ponto onde se deverá explicar sobre o assunto ou até mesmo defender uma idéia, por isso é importante que aqui sejam incluídas as informações relativas ao tema.Na conclusão você deverá concluir a sua idéia, e finalizar o ponto de vista.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook