Modificado em: 24 julho 2012

Exemplos de Redações Prontas

Como desenvolver uma Redação. A importância de saber escrever uma redação para poder se classificar em processos seletivos. Além de modelos prontos de redação.
Você Sabia?
O Brasil é o país onde as crianças mais colam as matérias na sala de aula e que menos entregam trabalhos quando solicitados por professores.

Em diversas fases da nossa vida iremos ter que passar por provas, para mostrar que somos capazes de realizar aquela função. Quando vamos ingressar em alguma faculdade ou realizar algum concurso, sempre precisaremos realizar provas, mostrando que somos competentes para assumir tal vaga ou tal cargo. Grande parte das provas que precisamos fazer durante nossa vida é um apanhado sobre tudo que já estudamos que são transformadas em questões dissertativas ou questões alternativas, aquelas que possuem pelo menos quatro alternativas para escolher qual é a correta. Nesse artigo iremos ajudar você a como fazer uma redação. Daremos algumas dicas para que você se saia bem em processos seletivos.

Redação

Como falado no parágrafo anterior, existem as provas dissertativas, que são aquelas que você precisa responder as questões que são pedidas, e provas de alternativas, que diante de uma questão, você tem quatro alternativas e precisa escolher qual a correta. Em provas que são de alternativas, normalmente vem acompanhadas de uma redação para que você discorra sobre algum assunto. Nas provas dissertativas você não terá redação para fazer.

Uma redação consiste em você discorrer sobre um tema que é passado, ou seja, com base em um tema que lhe é passado, você escreverá sobre ele, do modo em que lhe é pedido. A redação pode ser feita de várias formas, isso dependerá do que lhe pedirem na prova. Ela pode ser tipo dissertação, narração, descrição, entre outros. Então é necessário que você estude cada modo antes, para que consiga escrever de maneira correta o que se foi pedido. Uma dissertação, é simplesmente quando você fala daquilo, passa as informações sobre aquilo. Uma narração, é como se você estivesse contando aquilo para alguém, com você narrando os fatos da história. A redação descritiva devem ser passadas de modo que as características sejam percebidas pelo autor. Deve ser transmitido ao leitor uma visão pessoal ou uma interpretação acerca do que ele está escrevendo.

Provas

Quando uma prova contém uma redação para ser feita, significa que pelo menos metade da nota final é dada pela redação. As provas que possuem uma redação para ser feita, normalmente são provas mais rígidas e um pouco mais difíceis, mas normalmente a redação serve para completar algumas provas que são feitas com alternativas e a redação serve para provar a capacidade do concorrente e para aumentar o nível da prova. Normalmente, são pedidos temas sobre Política, Violência e sobre temas recentemente discutidos, sobre acontecimentos recentes. Por isso, não deixe de ler e ficar por dentro das notícias do dia a dia.

Veja alguns modelos de redação nos sites abaixo:

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook