Atualizado em: 21 abril 2012


Misturas homogeneas e heterogeneas: Exemplos e exercícios

Há uma diferença também entre a solução e composto, no caso estas soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção.
Você Sabia?
No caso das substâncias elas se denominam como algum tipo de mistura constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas.
Misturas homogeneas e heterogeneas: Exemplos e exercícios

Foto: Divulgação.

É muito importante que todos nós saibamos como são feitos alguns produtos, de onde eles vem, e quais são seus derivados, isso mesmo, um exemplo nítido de tudo isso, são as misturas homogeneas e heterogeneas, algo que muitos não sabem o significado, mas que devem sim, estar por dentro de como funciona.

Entenda

Hoje em dia, há muitas coisas que se devam ser levadas em consideração, isso em questões de algumas misturas e substâncias nas quais são muitas vezes, colocadas em líquidos e nos alimentos que consumimos, é nisso que devemos estar cientes de como é que realmente acontece e como funciona para a nossa saúde!

Antes mesmo de consumir qualquer produto, seja líquido, alimento, enfim, vá em busca da composição, geralmente ela é citada na parte de trás do produto, podendo estar por baixou ou colado em alguma etiqueta de referência. Seja para qualquer mistura, há sempre algum tipo de mistura na qual, dependendo do organismo da pessoa, em dúvidas, ela poderá ter problemas.

Existem algumas substâncias nas quais são encontradas na natureza, onde a seguir, são utilizadas em misturas produzidas em laboratórios, esta é uma situação na qual são apresentadas características um pouco demais. Existe sim a diferença entre os produtos naturais e os que não são.

A diferença entre a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase, ou seja, algo que não se mistura a outro produto, enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases, misturando composições a mais do que apenas uma em si, neste caso, a fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.


Exemplos

Há uma diferença também entre a solução e composto, no caso estas soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção. Existem exemplos de misturas homogêneas, sendo elas as águas salgadas, o ar, e que apresentam apenas uma única fase.

– A água do mar contém, não somente a água em si, há um grande quantidade de sais minerais, no caso do ar, trata-se de uma mistura de nitrogênio e oxigênio que apresenta aspecto homogêneo. Os exemplos de misturas heterogêneas são a água e óleo, granito.

– Quem é que nunca tentou misturar a água e o óleo não é mesmo, pois bem, esta é uma diferença, pois eles não se misturam, tornando-se neste caso, ago que não se combina, a heterogênea, onde as fases de cada uma é composta substância diferente, clique aqui para saber detalhes!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook