Atualizado em: 20 junho 2013

Maiores Rios do Brasil

A maior parte dos rios brasileiros é de planalto, apresentando-se encachoeirados e permitindo, assim, o aproveitamento hidrelétrico.
Você Sabia?
Que o Festival do Rio surgiu em 1999, como resultado da fusão de dois festivais de cinema anteriores
usina-belo-monte

Com 6.992,06 km de extensão, o rio Amazonas supera o Nilo

Rio Amazonas

É o segundo maior rio do mundo, porém é o maior do mundo em volume de água. Corta praticamente todo o norte da América do Sul, no centro da Floresta Amazônica, com seus mais de 6937,08 km, para se ter uma idéia, durante suas épocas de cheias, a distância de uma margem para a outra do rio poderá chegar a até 50km.

publicidade:

Deverá contar com a sua origem na nascente do rio Apurímac, que faz parte da cordilheira dos Andes na parte ocidental, e no sul do Peru, acaba desaguando no Oceano Atlântico juntamente ao Rio Tocantins.
Durante muito tempo se acreditou que ele era o rio mais caudoso do mundo, apesar disto é o segundo maior em comprimento perdendo apenas pelo Nilo.

Rio Paraná

O Rio que nasce entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e também Mato Grosso do Sul, banha ainda o estado do Paraná, com uma extensão de mais de 3.998 km sendo o nono rio mais extenso do mundo. Este é um rio que demarca as fronteiras entre o Brasil e o Paraguai em uma extensão de 190 km até a foz do rio Iguaçu.

A partir então de Foz do Iguaçu o rio muda a sua direção para o oeste, sendo um limite natural entre a Argentina e o Paraguai. Chegando neste ponto ele entra inteiramente nas terras argentinas, passando a percorrer a direção sul, desaguando no chamado delta do Paraná e no Rio da Prata

Rio São Francisco

O Rio nasce no município de Medeiros, passando pela Serra da Canastra, em Minas Gerais a 1200 metros de altitude, atravessando o estado da Bahia, fazendo a divisa com o estado do Pernambuco, e ainda dividindo de forma natural, atinge uma distância de mais de 2.830 km de extensão.

Uma particularidade interessante é que o rio atravessa diversas regiões com ecossistemas diferenciados, que conta com cinco usinas hidroelétricas. As suas vazantes acontecem normalmente entre os meses de maio a setembro, levando em conta os condicionados de estações secas durante o ano.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook