Atualizado em: 23 setembro 2011

Macunaíma - Resumo

Veja neste artigo, o resumo do livro “Macunaíma” de Mário de Andrade

Macunaíma é considerado o primeiro grande romance do período Modernista brasileiro. A obra, escrita em 1926 e corrigida e aumentada em 1927, foi publicada no ano de 1928 por Mário de Andrade.

O livro fora escrito, primeiramente, em apenas 15 dias, baseado nos apontamentos e anotações de anos de trabalho do autor que pesquisava palavras, termos e expressões de diversos cantos do mundo, grifava-os e depois empregava-os em suas obras. Por isso, o folclore, as superstições, as lendas, provérbios, frases feitas e modismos da linguagem fazem parte da obra.

publicidade:

O livro não é fácil de ser lido, pois, o autor o escreveu em forma de rapsódia (textos advindos da cultura oral – do folclore) que, ás vezes, esclarece o leitor e em outras, o enreda propositadamente. É preciso ler com atenção e contemplação detida para entender e apreciar a narrativa do autor.

Resumo

Macunaíma é um índio individualista que somente faz o que deseja sem preocupações sociais. Ele é o filho mais novo de uma família de tapanhuma que vive a beira do rio Uraricoera. Seu irmão mais velho chama-se Maanape e o outro se chama Jiguê.

Com a morte da mãe, os irmãos decidem sair pelo mundo e passam a viver grandes aventuras.

Macunaíma se torna Imperador do Mato Virgem ao se casar com Ci, a mãe do mato, que antes de morrer entrega a Macunaíma a famosa muiraquitã, um amuleto cor de esmeralda.

Em uma luta com o mostro Boíuna Capei (a lua rechonchuda), Macunaíma perde a muiraquitã e descobre que um mascate peruano, Venceslau Pietro Pietra, da cidade de São Paulo está com ela. Os três irmãos viajam para lá e descobrem que o Venceslau é na verdade o gigante Piaimã que come gente. Após muitas aventuras, Macunaíma consegue derrotar o gigante e recupera o amuleto.

De volta a Amazônia, Macunaíma tem seus membros engolidos pelos peixes após desagradar a deusa-sol, Vei, e perde a muiraquitã. Triste e desolado, ele pede ao feiticeiro Piauí-Pódole que o transforme na constelação da Ursa Maior.

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook