Atualizado em: 4 maio 2012


Livro Madame Bovary - Resumo e onde encontrar

Confira o resumo do romance escrito por Gustave Flaubert e saiba onde encontra essa bela obra.
Você Sabia?
Gustave Flaubert, que escreveu o livro “Madame Bovary”, era filho caçula de um médico e nasceu na cidade de Roeun, na França. Lá ele passou quase que toda a sua vida, mas se distanciou da família no período em que resolveu cursar direito. No entanto, uma doença interrompeu seus estudos.
Madame Bovary

Um romance realista escrito por Gustave Flaubert. (Foto: Divulgação)

Considerado uma das maiores e melhores histórias já escrita, Madame Bovary trata-se de um romance do Gustave Flaubert. Na época da publicação, o autor fora a julgamento acusado de infringir a moral e a religião, mas ele conseguiu se livrar justificando a sua escrita.

Resumo de Madame Bovary

A personagem principal dessa história é Ema Bovary que é casada com um médico que tem uma vida nada parecida com o que a sua amada imaginava. Charles Bovary é um homem fracassado, que faz com que a sua esposa o despreze de certa forma.

A vida dos dois é bastante diferente antes de se conhecerem. Ema esteve durante boa parte da vida em um convento. Assim que percebeu que se tornar freira na era a sua vocação, ela voltou a morar com o pai em uma cidade interiorana no campo. Já Charles fora um menino criado somente pela mãe, que o fez tornar-se médico, além de arrumar seu primeiro casamento.

Como os dois se conheceram

O pai de Ema precisou ser atendido em sua casa por conta de uma fratura na perna e essa havia sido a primeira vez que os dois se encontraram. Essa situação se sucedeu novamente, pois o médico retornou a casa dela para prestar atendimento por causa das complicações com a saúde do velho. Charles ficou viúvo e nesse ínterim casou-se com Ema.

A moça achou que estava praticando a melhor ação de sua vida, pois teria contato com as pessoas da alta sociedade, frequentaria os salões, ou seja, ela pensou que poderia pertencer a nobreza após ter se casado com um médico, mas esse pensamento logo caiu por terra.

A desilusão com o casamento

Ema percebeu que a vida de casada não era toda aquela maravilha que ela imaginava, pois uma dona de casa acumula afazeres que muitas vezes não a agrada e foi exatamente isso que aconteceu. Ela cuidava do lar, mas o lado amoroso e sentimental de sua vida não estava bem.

O casal muda-se para outra cidade, que se chama Roeun. Neste local, Ema vai dar a luz para a sua primeira filha que vai se chamar Berthe. Em Roeun, quem cuida da saúde dos habitantes é um farmacêutico que se sente ameaçado com a presença de Charles e as duas famílias ficam em um pé de guerra, pois uma tem inveja da outra.

Casamento de Madame Bovary

A cerimônia suntuosa de Madame Bovary e Charles. (Foto: Divulgação)

O amor platônico na nova cidade

Leon é um jovem que vivia na pequena cidade e Ema começa uma amizade com ele. No entanto, esse sentimento logo se transforma em um amor platônico. Mais uma vez, Ema se sentirá abandonada novamente, pois ele partirá para a França a fim de estudar Direito. Em seguida, aparece Rodolfo para suprir essa falta. Os dois tem um romance que estende por um período e depois de um tempo planejam fugir. Mas para desespero de Ema, Rodolfo escreve um bilhete no dia marcado dizendo que será melhor não cometerem tal loucura, pois as consequências para ela seriam drásticas. Aquilo foi o fim e a jovem senhora entrou em profunda depressão. Para esquecer um pouco todas essas histórias, ela resolveu se dedicar ao marido e a religião.

O fim de Ema Bovary e da família

Leon retorna de Paris e os dois continuam com os encontros amorosos. Enquanto isso, Ema gasta compulsivamente o dinheiro de Charles e o consumo a domina. Logo, ela se vê em decadência para o seu próprio desespero. Por conta disso, seu amante já não se interessa mais por ela e a deixa.

Vendo-se sem saída, a senhora Bovary ingeri arsênico e tira a sua vida. O marido Charles não suporta a falta da esposa e morre vítima de um ataque cardíaco fulminante. A filha do casal, Berthe, vai morar com uma tia e se torna uma funcionária de tecelagem sem muitas expectativas.

Onde encontrar o livro “Madame Bovary”

Livraria Cultura

Submarino Livros

Americanas.com

Saraiva


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook