Atualizado em: 7 fevereiro 2012

Livro do Boni - A Trajetória de Boni na Globo

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, lançou na noite da ultima Quarta-feira (30) seu livro contando toda sua trajetória de vida nas telinhas da TV. Conheça mais sobre a carreira, polêmica e o lançamento de Boni, considerado o mestre das telinhas.

Na noite da ultima quarta-feira (30), o ex- consultor e atual empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, lançou no Copacabana Palace,  Rio de Janeiro o Livro do Boni, contando a trajetória de Boni na Globo e na TV brasileira. Mais de 30 anos comandando uma das maiores emissoras do País, chamado de “todo-poderoso”, lançou o seu livro no mesmo dia do seu aniversário, 30 de novembro.

 

Livro do Boni, ele já avisa: “Não esperem nenhuma informação bombástica ou revelação de segredos dos bastidores ou das empresas, até hoje ocultos”.

Carreira de Boni

José Bonifacio, o “Boni”, nasceu em novembro de 1935, na cidade metropolitana de Osasco e já desde garoto rodeava os estúdios das emissoras de rádios de São Paulo. Até se mudar para o Rio com 15 anos de idade e mudar a sua vida. Começou sua vida no radio como redator e locutor, até trabalhar na TV Tupi e ao aceitar o convite do então diretor executivo da Globo, Walter Clark, integra a direção de produção da emissora.

publicidade:

Ele cresceu conforme o desenvolvimento da emissora, até chegar a comandar todas as áreas de programação da rede, sendo superintendente de produção e programação, sendo que hoje em dia se a globo tem quase 50% de audiência no país, metade disso pelo reflexo da sua administração.

Festa de lançamento: Tom Cavalcante, Roberto Carlos e Boni (Foto: AgNews)

Junto com Roberto Marinho, assumiu a Vice-Presidência de Operações, exercendo a função até 1997, quando virou sócio da emissora em 2001 e pensou ainda em mudar para outra emissora, mas assinou um contrato milionário para receber a quantia de R$1 Milhão por mês apenas para continuar na emissora global e fazer parte da consultoria da emissora. Boni comprou a TV Vanguarda no Vale do Paraíba, e atualmente é recorde das emissoras afiliadas a Rede Globo e consegue lucrar mais de 100 milhões por ano junto com seus filhos, na administração da filiada.

Ao longo de toda sua carreia, Boni ajudou a formar a grade atual como alguns programas da telinha, como o Jornal Nacional, sendo o primeiro programa exibido ao vivo através da revolução das micro-ondas e sistemas de redes em 1969. O Fantástico em 1973 e Você Decide de 1992. Ele também está envolvido na criação de algumas novelas de sucesso como “Que Rei sou Eu?” e “Tieta” ambas em 1989.

Polêmica

Boni admitiu que nas eleições de 1989, houve certa manipulação no debate entre os candidatos Luis Inácio Lula da Silva e Fernando Collor. Segundo ele, após ser procurado pelo próprio assessor de Collor, que pediu para dar o seu parecer no debate; ele citou que a briga a presidência não esta nivelada pois na época Collor representava a autoridade e Lula o povo. Então ele colocou uma pasta com denúncias contra Lula sendo que, na verdade, eram apenas papéis em branco, fazendo com que o debate fosse todo “produzido”, pois até o suor de Collor era uma farsa.

Boni assume manipulação em debate

Lançamento do Livro

No lançamento do seu livro, Boni comentou que o mesmo seria um hino de amor a televisão e claro um agradecimento a todos que participaram da elaboração deste “grande milagre”. Segundo ele, nunca foi fácil, mas se sente vitorioso por ter conseguido, pois para ele a televisão é uma obra coletiva.

Ele também brincou relatando o que acontecia nos bastidores e como era o seu relacionamento com o então presidente Roberto Marinho. Boni citou: “O Dr. Roberto Marinho não permitia que ninguém entrasse na sala dele sem o paletó. Só eu entrava de camisa pólo, pois ele dizia que eu era um caso perdido”, comentou o empresário.

O Livro do Boni: Aracy Balabanian e Fernanda Montenegro conferem o lançamento do livro - Ag.News

Os atores Tony Ramos e Antônio Fagundes prestigiam o todo poderoso Boni (Foto: Kadu Ferreira/APhotos)

Boni sugere uma continuação para o seu livro.

O Autor

Boni tem 76 anos é casado com Lou de Oliveira há mais de vinte anos e pai do ator Bruno Boni que vai participar da Nova Minissérie “Dercy” da Globo. Diogo Boni que é empresário, e Boninho realizador do “Big Brother Brasil”, a quem  sempre elogia citando que as grandes coisas que fez na televisão foram junto com seu filho.

Boni é considerado um dos mestres da televisão, ele expressa com muito bom humor toda sua carreira e detalhe nas riquezas em mais de 60 anos de história da comunicação, sem duvida mostrará o enredo da sua vida. O Livro de Boni está a venda nas melhores livrarias do Brasil, e tem o preço sugerido de R$ 44,90 reais.

Confira Reportagem sobre o Lançamento do Livro do Boni

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook