Atualizado em: 8 maio 2012

A Metamorfose, de Kafka - Resumo do Livro e onde encontrar

A Metamorfose, uma novela de Franz Kafka que nos leva a refletir sobre a vida e que rumos estamos dando a ela.
Você Sabia?
A Metamorfose é um livro que já caiu em domínio público, ou seja, qualquer um pode ter uma cópia em casa. Se você quer saber exatamente como foi o desenrolar da história de Franz Kafka, basta procurar na internet por Domínio Público e baixar a obra.
A Metamorfose

A Metamorfose de Franz Kafka, um dos maiores sucessos do autor. (Foto: Divulgação)

A Metamorfose é um dos livros mais lidos do autor Franz Kafka, nele o personagem principal Gregor Samsa amanhece em um determinado dia transformado em um inseto. Mas antes desse tumulto acontecer ele é um caixeiro viajante que leva uma vida normal, é cobrado excessivamente pelo seu gerente no trabalho e ameaçado todos os dias em decorrência da dívida que seu pai contraiu.

Gregor sustenta com o que ganha, de modo confortável, sua mãe, a irmã e o próprio pai e mesmo sendo um homem que procura agir do modo mais correto possível ele sofre, além da cobrança do chefe, com a dos pais que não se cansam de lembrá-lo da importância do trabalho e de como ele deve cumprir com o que lhe exigido.

publicidade:

O pai é um aposentado que não pode mais trabalhar por conta de alguns problemas de saúde, a mãe sofre de asma e também é dependente do filho, Grete a irmã mais nova sonha em ser uma exímia violonista, mas a falta de recurso da família impede que isso se realize.

Gregor não mede esforço para colocar à mesa o alimento e também se sacrifica para dar um ambiente confortável e digno para a família habitar, mas para isso ele enfrenta humilhações, trabalha sem descanso e acaba por viver uma rotina sem alterações e sem alegrias.

A frustração de Gregor

Seus dias eram todos iguais e ele só pensava em ajudar os entes queridos. Ao retornar para casa do trabalho Gegror se trancava em seu quarto e pensava na vida que levava, no gerente que azucrinava, ele sequer tinha uma namorada e essa rotina sugava todas as suas energias.

E a vida da família Samsa segue assim, sem muitas alterações até o dia que o mantenedor do lar surpreende a todos quando em um belo dia não sai de seu dormitório para ir ao trabalho. A Senhora Samsa o chama várias vezes, mas ele não responde e quando isso acontece é perceptível a mudança em sua voz.

Gregor se vê preso á sua cama, pois já não mais o mesmo, ele se transformou em uma barata, nojenta e asquerosa e fica impedido de se locomover. Seu chefe foi até sua casa, mas nada adiantou, ninguém sabia o motivo pelo qual ele não saia do quarto.

A Metamorfose

Como Gregor Samsa amanheceu em sua cama. (Foto: Divulgação)

A imagem de inseto

Os pais resolveram chamar um médico e um serralheiro para colocar a porta abaixo. Ao avistarem Gregor todos se assustam e no decorrer da história ele é desprezado pela família. Durante todo o tempo o personagem principal da história mantém a consciência de humano e tem plena noção da sua situação.

O que mais o entristece é o tratamento diferenciado que recebe da irmã que tanto ama. Os dias se seguem e cada vez mais ele se torna um peso para todos. Ao final da história ele morre e sua família dá continuidade na vida sem sentir falta alguma daquele que um dia foi importantíssimo.

O livro nos leva a uma reflexão profunda de como as pressões que sofremos podem influenciar categoricamente na vida do ser humano.

Onde encontrar A Metamorfose (clique nos links para ver o produto)

  1. Buscapé
  2. Submarino Livros
  3. Livraria Cultura
  4. Estante Virtual

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook