Atualizado em: 11 julho 2011

Literatura Americana no Brasil

Cocheça melhor a literatura americana, no qual, foi bastante influenciada pela inglesa

A literatura de todo o mundo é importante que nós brasileiros saibamos. Afinal muitas correntes da literatura teve início em outros países e que posteriormente veio chegar ao Brasil, no qual, influenciou bastante a cultura e fez o que somos hoje. A literatura americana é uma delas, apesar de falarmos e estudarmos bastante na escola mais sobre a literatura na Europa, a dos Estados Unidos também foi bastante importante para toda a história, inclusive para o nosso país.

Algo interessante é que assim como recebemos influências da literatura européia, como a portuguesa, os Estados Unidos também receberam. O país que influenciou os EUA foi a Inglaterra, de uma forma bem distinta, porque este país também recebeu influências de vários outros países.

publicidade:

Regional

Mark Twain foi o primeiro grande escritor estadunidense a nascer longe da costa oriental, ou seja, o primeiro a fazer uma literatura independente, sem a “ajuda” da europe e dos outros países, no estado fronteiriço do Missouri. O relato autobiográfico “Life on the Mississippi” e o romance “As Aventuras de Huckleberry Finn” são duas obras-primas de carácter regional. Ele tinha um estilo que muitos apreciavam, era engraçado, divertido e despojado, conquistando assim um público admirador.

A literatura americana por parecer que ser tão importante na história da literatura, serve muitas vezes de pegadinha em vestibulares, pois é sempre uma boa opção para se ter uma questão e assim, testar bem a sabedoria do vestibulando, portanto, é muito importante que você também saiba um pouco mais sobre essa literatura;

O interessante é que apesar de obter uma literatura independente, o forte mesmo dos Estados Unidos fora sua literatura intrelassada a europa, por exemplo, “Wieland” e outros romances de Charles Brockden Brown (1771-1810) inspiram-se directamente nos romances góticos que então eram escritos na Inglaterra. Mesmo as narrativas impecavelmente urdidas por Washington Irving (1783-1859) – principalmente Rip Van Winkle e The Legend of Sleepy Hollow – parecem claramente europeias apesar de a acção se desenrolar no Novo Mundo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook