Atualizado em: 12 setembro 2011

Laços de Família - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Laços de Família” de Clarice Lispector

A obra de Clarice Lispector, “Laços de Família”, é uma coletânea de 13 contos voltados para as amarras familiares, a prisão doméstica e o cotidiano. Os contos retratam a classe média carioca resultando em uma visão desencantada e pessimista dos laços familiares.

Resumo

Em “Devaneio e embriaguez duma rapariga”, a personagem principal é uma portuguesa desencantada e entediada com seu trabalho de esposa e mãe que após um jantar descobre os prazeres da bebida e passa a embebedar-se sem receios. Depois de um tempo, nauseada pelas bebedeiras, reassume feliz o papel feminino de mãe e esposa.

publicidade:

No conto “Amor”, a mulher faz suas tarefas de mãe e esposa com espero e amor fraterno e sensível, mas ela não está feliz. Um dia ela sai para fazer compras e tem uma epifania ao ver um cego mascando chiclete, atordoada, desce no ponto errado, entra num parque, observa uma árvore e pensa que apesar de dar bons frutos, parasitas a sugam sem compaixão. Quando volta para casa passa a cuidar e amar o marido e os filhos, mas passa a sentir nojo.

Em “A imitação da rosa”, Laura é uma mulher casa e sem filhos, completamente submissa e anulada que evita a todo custo ser vista ou notada. Ela manda que a empregada entre as rosas que comprara pela manhã por estarem particularmente lindas e se martiriza com a decisão.

Em “Feliz Aniversário”, a autora apresenta um dos relatos mais perturbadores sobre a infelicidade, sentimento latente na festa de aniversário de D. Anita.

A menor mulher do mundo” narra a descoberta da menor mulher de uma isolada tribo africana de pigmeus.

Em “O Jantar”, um homem observa outro homem jantando.

O conto “Preciosidade” trata da temática da iniciação feminina na vida sexual.

Na obra ainda são apresentado o conto Os laços de família, Mistério em São Cristovão, O crime do professor de matemática e o Búfalo.

A Coletânea tem um tom intimista e angustiante, revelando descaradamente a solidão humana.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook