Atualizado em: 3 outubro 2012

Juscelino Kubitschek: Biografia do ex-Presidente

Biografia de um dos maiores presidentes que o Brasil já teve, que realizou uma das ações principais para a construção de Brasilia, atual cidade presidencial e capital do país.
Você Sabia?
Fascinado pela Bossa Nova, JK era um dos parceiros de grandes cantores como Milton Nascimento, Fernando Brant e João Bobaginha.

Durante seu mandato como Presidente, Juscelino Kubitschek realizou uma reforma no país, e é considerado um dos melhores presidentes do Brasil, e maior incentivador da criação da Capital, Brasília. (Divulgação)

Considerado um dos presidentes mais populares do nosso país, Juscelino Kubitschek de Oliveira, nasceu na cidade de Diamantina aos 12 de setembro de 1902 e veio a falecer aos 22 de agosto de 1976 na cidade de Resende. Além de político, Juscelino tinha como formação a profissão de médico.

Popularmente conhecido como JK, foi também presidente de Belo Horizonte (1940-1945) e também governador de Minas Gerais (1951-1955) e presidente da republica brasileira (1956-1961). Historicamente falando, fora o primeiro presidente a nascer no século XX e também o ultimo político mineiro a ser eleito para dirigir a nossa republica pelo voto direto, agora sendo deixado esse posto para Dilma Roussef.

publicidade:

Liderança e Poder

Fora casado com Sarah Kubitschek e juntos tiveram duas filhas: Maria Estela Kubitschek e Márcia Kubitschek. Uma de suas principais atuações sem dúvidas fora a criação de uma nova capital para osso país: Brasília!

Com a construção de Brasília, que já havia sido prevista pelo menos três vezes em outras constituições federais, era possível ser concentrado em um lugar sem preferências políticas, apenas para que fosse possível assim, o desenvolvimento de demais cidades e do interior, coisa que até o presente momento não existia. Uma coisa que ficou clara durante todo esse processo em que o mesmo ficou durante a presidência da republica brasileira, o que se pode observar fora o grande crescimento econômico que o Brasil tivera e também, relativa estabilidade política.

Pudemos observar que a sua força de mudar as coisas eram bem notórias, e por tal ganhou com menor tempo a credibilidade dada pelo povo e também sua confiança. Segundo o seu rival nos turnos José Sarney, JK fora o melhor presidente que esse país já teve, por suas realizações feitas, pelo respeito que o mesmo tinha pelo sistema democrático de direito e também por sua habilidade política. Em 2011 fora eleito o brasileiro do século, em uma eleição que fora publicada na revista Isto É.

Um dos monumentos construido pelo amigo pessoal, Oscar Niemeyer em 1980. (Divulgação/JK Monumento)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook