Atualizado em: 2 setembro 2011

Iracema - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Iracema” de José de Alencar

O título “Iracema” é um anagrama da palavra “América” que José de Alencar representou tanto em suas obras.

O autor, importante ícone do Romantismo Brasileiro, nasceu em 1829 no Ceará e, ao contrário dos outros romancistas da época, prezou pela língua falada no Brasil e, valorizando o índio e o sertão brasileiro, escreveu obras sobre o cotidiano, obras regionalistas e romances históricos.

publicidade:

José de Alencar morreu em 1877, aos 48 anos, e deixou incontáveis obras de sucesso, entre elas, a principal dentro da temática indianista, o romance “Iracema”.

Resumo

A frase mais notável e conhecida do livro, sem dúvidas, é a frase “A virgem dos lábios de mel…”.

Essa virgem em questão é Iracema, índia tabajara que se apaixona pelo fidalgo português Martim Soares Moreno.

Martim se perde nas matas e é encontrado por Iracema que, após acertá-lo com uma flecha, corre para ajudá-lo e o leva para a cabana de seu pai, o pajé Araquém.

Irapuã, índio rejeitado por Iracema, tenta matar Martim, mas o pajé e o irmão de Iracema, Caubi, o escondem na cabana.

Poti, índio da tribo inimiga pitiguaras e amigo de Martim, aparece para resgatar o amigo, mas Iracema o convence de que Martim irá com ele sem problemas.

Na noite anterior, mesmo sendo proibido, Iracema deita-se com Martim que dorme embriagado de vinho e acredita estar sonhando.

Enquanto Poti levava Martim embora, Iracema confessa ao amado que já é sua esposa e os dois se amam novamente. Caubi e a tribo tabajara, acreditando que Iracema fora sequestrada pelo guerreiro branco, vão atrás da índia e uma luta é travada entre eles e os pitiguaras.

Os tabajaras fogem, Poti retorna para sua taba, feliz por ter protegido o amigo branco e Iracema e Martim se casam.

Percebendo que seu marido sente saudades de sua terra natal e, provavelmente, de outra mulher, Iracema sofre em silêncio.

Enquanto Martim luta em outra região, Iracema dá a luz a um menino chamado Moacir e quando Martin retorna, encontra Iracema em seu leito de morte. O branco, então, vai embora para sua terra levando o filho.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook