Atualizado em: 14 fevereiro 2012

Inscrições Prouni 2012 – Informações e datas

Para 2012, o MEC já divulgou a portaria com todas as regras para os estudantes que desejam se inscrever e concorrer bolsas do ProUni. Acompanhe aqui as datas, informações e como realizar a inscrição para o ProUni 2012.
Você Sabia?
Obter um bom resultado no Enem é super importante, pois será essa nota que determinará que tipo de bolsa você vai ter beneficio, caso esteja dentro dos padrões determinados para participar do programa, onde quem tiver as maiores notas também terão mais possibilidades de escolherem o curso e instituição a cursa

A cada ano muitos estudantes buscam oportunidades de iniciar uma faculdade na área escolhida, mas nem todos possuem condições financeiras de arcar com todos os gastos que uma graduação traz. Pensando nessas pessoas, o governo criou o ProUni, que funciona como uma ajuda financeira para quem não possui condições, sendo uma espécie de bolsa de estudos.

Prouni nesse ano de 2012, com certeza está liga no site do MEC, isso porque os resultados estão sendo todos apresentados lá. (Reprodução)

O ProUni (Programa Universidade para Todos) foi instituído no ano de 2004 pelo Governo Federal e baseia-se em um programa que destina-se a conceder bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. O programa realiza a distribuição de bolsas integrais para estudantes que possuam uma renda familiar mensal que não exceda o valor de um salário mínimo, e bolsas parciais para estudantes que possuam uma renda que não exceda o valor de 3 salários mínimos.

publicidade:

Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) já publicou a portaria que define as regras para o ProUni 2012. A portaria contém informações importantes para todos os candidatos. Saiba mais detalhes no decorrer do artigo.

Informações e Datas do ProUni 2012

As inscrições para o ProUni 2012 vão do dia 14 a 19 de janeiro de 2012 e, poderão ser feitas através do Portal do ProUni. Dentre todas as regras, o responsáveis estipularam uma nota mínima para que os estudantes possam concorrer as milhares de bolsas do ProUni, que é de 400 pontos na somatória das provas do Enem 2011, além de não ter zerado a prova de redação. Além desse, outro quesito é que o candidato deverá ter estudado em escola pública, caso tenha estudado em escola particular, que tenha sido na condição de bolsista.

Para se inscrever, o candidato deverá informar o número de inscrição e a senha do Enem 2011. Caso você necessite recuperá-la, acesse a página do Inep. Ao recuperar o número de inscrição e senha do Enem 2011, o candidato já estará apto para acessar o sistema de inscrição do ProUni 2012. No momento da inscrição, o candidato deverá informar o seu número de CPF.

bolsa será destinada à candidatos de acordo com a sua nota no Enem 2011, mas além disso, a vaga só será garantida após o estudante comprovar sua condição através de toda documentação exigida. Toda lista da documentação está disponível na portaria publicada pelo MEC.

Visando o aperfeiçoamento dos professores, o Governo Federal autorizou que os professores de rede pública possam se inscrever no ProUni, respeitando apenas o quesito que os cursos escolhidos sejam de licenciatura ou pedagogia. Ainda de acordo com a portaria publicada, para se ganhar uma bolsa integral do ProUni, o candidato terá que ter uma renda máxima de um salário mínimo e meio, e para concorrer a bolsas parciais, a renda máxima permitida é de três salários mínimos, como já citados no começo do artigo. Pessoas indígenas, pardas, negras e com algum tipo de deficiência devem pleitear bolsas referentes a “ações afirmativas”.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook