Atualizado em: 24 outubro 2011

Iaiá Garcia - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Iaiá Garcia” de Machado de Assis

Iaiá Garcia possui uma trama e personagens tipicamente românticos influenciados, claramente, pela literatura romântica de José de Alencar.

Mesmo assim, a obra é considerada como uma antecipação dos elementos que tornaram a obra Memória Póstumas de Brás Cubas um marco da bibliografia de Machado de Assis, pois apresenta personagens secundários mais realistas, eliminando a existência de um vilão.

publicidade:

Resumo

O enredo é constituído por diversos incidentes relacionados à realização ou não de um casamento e pela constante presença de dissimulação feminina.

Jorge, filho de Valéria, está apaixonado por Estela, uma jovem pobre agregada da família, mas Valéria não deseja o casamento e tenta de qualquer forma afastar o filho de Estela.

Estela por outro lado, devido seu orgulho e moral e apesar de também amar Jorge, dissimula seus sentimentos e rechaça a possibilidade de união, pois acredita que se entregando a Jorge estará assumindo e oficializando sua condição de simples agregada.

Valéria finalmente consegue despachar o filho e decide casar Estela com Luís Garcia, pai de Lina Garcia, chamada em seu convívio familiar de Iaiá.

Jorge tinha um coração desenganado e não amava Estela, mas desejava o casamento por Iaiá que precisava de uma mãe e amava Estela. Estela por sua vez, aceita a conveniência e a traquilidade de uma união sem amor.

Quando Jorge retorna da Guerra, anos mais tarde, e se aproxima de Luís Garcia, Iaiá passa a temer pela atenção do pai e deseja afastá-lo de Jorge, mas quando Iaiá percebe que sua madrasta possui sentimentos pelo rapaz, ela começa a se aproximar de Jorge para conquistá-lo e assim proteger seu pai.

Jorge se apaixona por Iaiá e ela por ele, mas após a morte de Luís Garcia, Iaiá não vê motivos morais para impedir que Estela seja feliz com Jorge e rompe o relacionamento. Estela, sabendo que Jorge já não a amava mais e que Iaiá o amava, intervém no relacionamento e Iaía e Jorge se casam por amor enquanto Estela deixa o Rio de Janeiro e se afasta dos dois amantes.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook