Atualizado em: 25 setembro 2012

Grécia Antiga: História e Resumo

Conheça um pouco mais de forma bem resumida, a grande história da Grécia antiga, que foi um marco de importância para o inicio da civilização mundial.
Você Sabia?
Um dos motivos para que a Grécia se tornasse um alvo com facilidade pelos inimigos, foi o real desgaste de sempre haver guerras entre as nações preparadas por nações militares.

Antigamente a Grécia era uma união entre varios países que tinham uma cultura em comum. (Divulgação)

Grécia antiga é  um termo que nós usamos para podermos nos referir a um determinado período que geralmente se refere não somente a Grécia em si, mas a Grécia e os países que perto dela habitavam, como a Anatólia, o sul da Franca, da Itália e da costa do mar Egeu e também o Chipre.

Inicio do Período

Tem-se como inicio da era denominada de Grécia antiga desde o período conhecido como paleolítico. Teve ao conhecimento de todos civilizações como os Cicládica (3000-2 000 a.C), minoica (3000-1 4000 a.C) e micênica (1600-1 200 a.C) que foram durante o período da Idade de Bronze.

publicidade:

Os gregos antigos se autodenominavam de Helenos e o país onde eles viviam era Hélade, nunca na historia tendo se chamados um dia se quer de gregos ou então o seu país de Grécia. Segundo historiadores, isso aconteceu porque as palavras grego e Grécia são palavras latinas, por tal, não pertencente ao vocábulo deles, sendo chamados assim apenas pelos Romanos.

Acima, um dos espaços conhecido como o berço da civilização, o Partenon. (Divulgação)

A mesma foi-se situada na porção sul da Península Balcânica que era território da Grécia continental que tinha como forte característica o relevo montanhoso, um total de 80% era formado apenas por montanhas. A cordilheira que era dominante na época era conhecida como Montes Pindo que tinha como missão separar a parte oriental que era em suam banhada pelo mar Egeu e a parte ocidental, que em sua maioria era banhada pelos mares Jônico e Adriático. Víamos na Grécia Setentrional a Tessália, Acarnânia e Épiro em sua composição. Já na Grécia Central, Beócia, Ática, Fócida e Etólia presentes. Já na Grécia peninsular Arcádia, Messênia, Lacônia e Acaia e por fim, na Grécia Peninsular e continental o Istomo de Corinto e Golfo de corinto.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook