Atualizado em: 20 abril 2012

Gêneros Literários

Conheça as ramificações da literatura e os gêneros que a divide. Cada um deles possui suas características próprias, aprenda a diferenciá-los.
Você Sabia?
O momento em que mais lidamos profundamente com os gêneros literários se dá quando estamos prestes a prestar vestibular. A lista de livros é extensa e nela podemos encontrar autores como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Jorge Amado.
Gêneros Literários

Gêneros Literários: o épico o dramático e o lírico. (Foto: Divulgação)

A literatura está presente na vida de todos durante várias fases da vida, na escola os livros chegam através da leitura obrigatória de alguns clássicos, posteriormente é possível vê-los também na faculdade e os que se interessam pelo assunto acabam por estar em contato com esse mundo pelo simples fato de gostarem da leitura e dos gêneros literários.

Tradicionalmente a divisão de gêneros de leitura se deu por intermédio da literatura portuguesa, que influenciada pela greco-romana estabeleceu uma separação entre épico, dramático e lírico.

publicidade:

Cada um apresenta suas especificidades e características estruturais diferenciadas, assim como fundamentou Aristóteles.

A divisão dos gêneros da literatura

O épico

A narrativa épica é feita em versos e conta sempre um fato heroico do passado relacionado a história de um povo. Estruturalmente no gênero literário épico é possível perceber a figura de um narrador que conta os acontecimentos sem interferir no texto em momento algum, temos os personagens, o tempo que normalmente é o passado e o local onde ocorrem os desdobramentos.

Leitura épica:

Ilíada e Odisseia – Homero.

O drama

Esse gênero é fundamentado nas peças de teatro que eram apresentadas pelos gregos, muitas delas viraram livros e são lidas até hoje, pois fazem parte dos clássicos da dramaturgia. Aqui existe normalmente um apelo emocional, onde o narrador conta a história à medida que os personagens encenam, é quase que estar na plateia observando a movimentação.

O gênero dramático nos permite dividi-lo entre modalidades, são elas:

Tragédia – Fato trágico;

Comédia – Fato cômico;

Tragicomédia – A junção do trágico e do cômico;

Farsa – Peça teatral caricatural onde não há questionamento de valores.

Leitura dramática:

Édipo Rei – Sófocles

O lírico

O gênero lírico vem de musicalidade. Nos idos da Idade Média os versos eram cantados e tinham rimas que eram definidas pelo número de sílabas poéticas, esse balanço suave dado ao texto agradou na época e é mantida até hoje.

A lira remete a emoção, aos sentimentos e também podem envolver o ponto de vista do autor. Muitas vezes os poemas escritos liricamente eram oferecidos pelos homens às mulheres amadas.

O conteúdo contido no gênero lírico pode variar entre:

Elegia – Canto triste (sentimentos tristes ou de morte);

Sátira – Ridiculariza defeitos humanos ou situações;

Ode ou Hino – Ode é poesia que exalta e hino quer dizer glória à pátria;

Idílio e écloga – poemas breves com temas pastoris. Écloga, geralmente aparece com diálogos;

Epitalâmio – Homenagem aos noivos no dia do casamento.

Leitura lírica:

Consideração do poema – Carlos Drummond de Andrade

Uma explicação sucinta – Vídeo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook