Atualizado em: 12 julho 2013

Gene Recessivo Ruivo: Como são determinados as características ruivas

O gene que evidencia o rutilismo é recessivo e, para que exista um indivíduo ruivo, é necessário que pai e mãe possuam o gene
Você Sabia?
Que acredita-se que o gene recessivo associado teria uma antiguidade. Todos os ruivos apresentam variantes na região MC1R do cromossomo 16.
gene

Suas chances de ter um filho ruivo são de 50% caso sua esposa tenha um genes recessivo para cabelo ruivo

Esta condição é clinicamente chamada de Rutilismo e é responsável por todas as ocorrências de cabelos ruivos, pelos cabelos de coloração vermelha ou mesmo avermelhadas, em tons que poderão ir desde o laranja, o dourado e ainda tons que sejam afins. A existência de cabelos ruivos deve acontecer em mais ou menos 1 ou 2% da população humana.

No ano de 1997 se descobriu que a bioquímica dos cabelos ruivos é um pouco diferente, e se demonstrou associada aos receptores da chamada melanocordina e também componentes vindos do ferro. Podemos acreditar que este gene recessivo seria muito antigo, e todos os ruivos apresentam este tipo de variante.

publicidade:

Fatos Curiosos Sobre Ruivos

O lugar no mundo onde existe o maior percentual de ruivos é no Reino unido, isto principalmente na Escócia onde se calcula que mais ou menos 13% de toda a população escocesa possa ter cabelos avermelhados desde antes da idademédia.

Os cabelos avermelhados são considerados como uma mutação genética, e a partir do século XVII onde aconteceu o final do reino da Rainha Elizabeth I, houve a crença de que existiam fadas, o que chegou ao sudoeste da Inglaterra, e desde aqueles tempos elas são imaginadas e representadas como mulheres muito bonitas e de cabelos de coloração ruiva.

Os genes de cabelos vermelhos são considerados recessivos e os Ruivos podem nascer depois de várias gerações de morenos e também loiros na sua família, além disto os estudos indicam que uma classe específica de neandertais eram ruivos.

Portugal também é uma região do planeta com um grande número de ruivos, e acontece de forma ocasional de norte a sul do país, esta povoação que era chamada de A-dos-ruivos teve seu nome devido a uma presença de um grande número existente de ruivos na região.

Seguindo ainda os antropólogos, em uma pesquisa que foi realizada sobre a pigmentação deste tipo de cabelo, a média de ruivos em Portugal chega em mais de 3% da população.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook