Funções da linguagem

Em todas as relações ou em um diálogo bem desenvolvido, usamos diversas funções de linguagem. (SempreTops)

Realmente, a comunicação tem extrema importância na vida de um ser humano. Por conta disso, foi e é necessário que todas os seres humanos de diversas épocas se preocupassem com a linguagem. Sem estabelecer um modo ou padrão na comunicação, ninguém ao redor do mundo conseguir se relacionar com os seus semelhantes. Para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto, nós separamos algumas informações sobre as funçõe de linguagem.

Elementos da linguagem

A expressão da comunicação não acontece apenas quando falamos, mas aparece também quando estamos digitando um texto ou  quando lemos um livro. Para percebermos a existência de funções de cada linguagem, precisamos entender sobre alguns elementos da comunicação. Primeiramente, o canal de comunicação é o meio onde a mensagem é transmitida. E a mensagem é todo aquele assunto ou conteúdo de informações que serão transmitidas.

Tem também aquele elemento, que é chamado de emissor, que envia as mensagens para uma pessoa ou um grupo. O código entra como elemento da linguagem sendo um conjunto de regras de combinação de signos para que você consiga elaborar uma mensagem de uma maneira que o emissor codifique aquilo que o receptor irá receber.

Função emotiva e referencial

Função emotiva é conhecida quando o emissor imprime em um texto as marcas da sua identidade pessoal, como avaliações, opiniões e emoções, sendo que o leitor sinta este tipo de presença do emissor no texto. Já a função referencial é um objeto ou situação que privilegia a mensagem referida, buscando transmitir informações objetivas e claras. Geralmente, a função referencial é muito usado em textos jornalísticos.

Função fática e conativa

A função fática vem para que você consiga designar algumas formas usadas para chamar a atenção, como ruídos. Durante esta função, ocorre um processo quando a mensagem transmitida orienta o canal de comunicação buscando fortalecer uma ótima interpretação.

A função conativa já é um pouco diferente, pois ela procura organizar o texto de uma forma que se imponha sobre o receptor da mensagem transmitida, tentando persuadir esta pessoa. Ela tenta passar uma mensagem para que o leitor adote o conteúdo transmitido ou aquele comportamento e comece a praticar.

Função poética e metalinguística

Mais uma das funções, a função poética é uma mensagem bem mais elaborada. Ela utiliza combinações rítmicas e sonoras e transmite uma imagem com idéias e manifestações de funções capazes de despertar no leitor o prazer e a surpresa.

Já a função metalinguística é absorvida quando a linguagem volta sobre si mesma e acaba transformando em uma referência. Vale a pena citar que todas as funções não são tão exploradas, mas  de modo geral são usadas nas vidas das pessoas. Você vai conseguir perceber e identificar a finalidade principal de cada texto.