Atualizado em: 3 janeiro 2013

FIES 2013: Inscrições, fiador, data, quando começa

Saiba mais sobre o FIES (Programa de Financiamento Estudantil), como e quando fazer a sua inscrição e quando é necessário apresentar um fiador.
Você Sabia?
Os alunos dos cursos de licenciatura não precisam apresentar fiador para o financiamento do FIES, como um incentivo a formação de professores no país!

O FIES (Programa de Financiamento Estudantil) foi criado pelo governo federal  e está vinculado ao MEC, sendo que o aluno poderá fazer a sua inscrição em qualquer época do ano, pois não há data limite. E é um programa que destina financiar um curso de graduação aos estudantes que tenham uma boa avaliação e que mereçam apoio.

FIES 2013 01

Fies 2013, uma ótima oportunidade para você concluir seu ensino superior. (Reprodução)

Como se Inscrever?

As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico –  www.sisfiesportal.mec.gov.br – lembrando que o candidato que for pedir o financiamento pela primeira vez deve primeiro realizar o cadastro FIES 2013 informando o número do CPF, data de nascimento, e-mail válido e uma senha pessoal (de 6 a 10 caracteres).

publicidade:
FIES 2013 Cadastro

Com seu CPF e Senha você acessa o seu cadastro no Fies 2013. (Reprodução)

Após efetuar o cadastro no site, as informações prestadas precisam ser validadas pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na instituição de ensino escolhida. Depois de legitimadas as informações, o estudante precisa se encaminhar à agência bancária de sua preferência para firmar o contrato. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Contratação

Para fazer o contrato do FIES junto a Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil é necessário apresentar um fiador. Por isso, há a fiança convencional, com até dois fiadores apresentados pelo candidato à instituição financeira e há a fiança solidária, que é a garantia oferecida por grupos de três a cinco estudantes entre si, junto a instituição financeira.

FIES 2013 ContratacaoVale a pena lembrar que estão isentos de apresentar fiador os candidatos que for bolsista parcial do PROUNI, os alunos matriculados em curso de licenciatura e os alunos com renda familiar per capita de um salário mínimo e meio, que tenham optado pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).

A parcela de juros do financiamento do FIES é de 3,5% ao ano, para cursos de licenciatura, normal superior, pedagogia e tecnológicos. Para os outros cursos a taxa de juros é de 6,5% ao ano.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook