Atualizado em: 23 setembro 2011

Felicidade Clandestina - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector

Clarice Lispector, em 1967, escreveu os contos do livro Felicidade Clandestina sob encomenda para o Jornal do Brasil que pediu à escritora que escrevesse crônicas para serem publicadas semanalmente no jornal, mas, tanto a crítica quanto a própria autora admitiram que as histórias não se enquadravam no rol das crônicas.

O livro, constituído dos contos publicados no jornal e de outros contos escritos em outras épocas, resgata temas relacionados à infância, adolescência e família.

publicidade:

Além disso, a autora aborda as angústias da alma e utiliza situações epifânicas para transformar suas personagens.

Resumo

No conto homônimo, “Felicidade Clandestina”, a autora relata sua infância na cidade de Recife.

Em “Uma Amizade Sincera”, os pormenores inconvenientes da convivência são suportados por dois amigos apenas pela amizade.

“Miopia Progressiva” conta a estória de um menino que usava óculos, a sua relação com a família e a descoberta do amor.

Em “Restos do Carnaval”, a autora novamente rememora a infância.

“O Grande Passeio” relata o caso de uma pobre velhinha que perdera filhos e marido e passara a viver e a dormir nos fundos de uma casa em Botafogo.

No conto “Come, meu filho”, uma mãe tenta dar comida a um filho enquanto este disfarça, abordando temas incoerentes e desconexos.

“Perdoando Deus” relata uma experiência interior e única da protagonista.

O poema “Tentação” é uma narrativa bela e lírica sobre uma menina ruiva que desejara ser dona de um basset ruivo que passou com a dona em frente à sua casa.

“O Ovo e a Galinha” é uma dissertação sobre os mistérios do ovo.

Em “Cem anos de Perdão” duas amigas furtavam rosas e pitangas em um “esquema” em que uma colhia e a outra vigiava.

Em a “Legião Estrangeira” a protagonista recebe um pinto de presente e lembra-se de um episódio em que encontrou morto o pinto que comprara para seus filhos pequenos depois que a vizinha de oito anos a visitara.

Na obra também há os contos “Os Obedientes”, “A Repartição dos Pães”, “Uma esperança”, “Macacos”, “Os Desastres de Sofia”, “A Criada”, “A Mensagem”, “Menino a Bico de Pena”, “Uma História de tanto Amor”, “As Águas do Mundo”, “A Quinta História”, “Encarnação Involuntária”, “Duas Histórias ao meu Modo” e “O Primeiro Beijo”.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook