Modificado em: 13 abril 2012

Estrutura da Terra (resumo)

Veja um resumo bem detalhado da estrutura da Terra e conheça como é formado cada parte dela.
Você Sabia?
Planeta mais próximo do Sol, a Terra integra os oito planetas do sistema solar e é o maior dos planetas telúricos. Além da Terra, Mercúrio, Vênus e Marte também fazem parte desse grupo.

O nosso planeta é formado por uma série de camadas bem diferentes: o núcleo, o manto e a crosta terrestre. (Divulgação)

Conhecer onde estamos e vivemos é um dos principais sinais de que você pode fazer a diferença. Por isso, o SempreTops separou detalhadamente uma explicação sobre a estrutura da Terra para que compreenda os assuntos sobre o estudo geográfico e da composição do nosso planeta. Ele é o terceiro planeta do sistema solar e tem uma estrutura com camadas de séries bem diferentes: o núcleo, o manto e a crosta terrestre.

Estrutura para estudo

A estrutura da Terra pode ser tranquilamente comparada a um ovo, que como o nosso planeta é subdividido por camadas e espessuras com diversas composições. Um exemplo claro é comparar a casca do ovo com a crosta terrestre que é uma camada bem fina e a parte clara do ovo pode ser comparado ao manto sendo bem mais pastoso. A Gema é o núcleo da terra onde tem uma parte mais densa e única.

Crosta e manto

Toda a camada superficial da parte sólida da terra, ou seja, acima da superfície, é conhecida como a crosta terrestre. Ela tem uma espessura de 6 km no assoalho do oceano e pode aumentar até 65 km dependendo das regiões montanhosas. Essa crosta é bem extensa e abrange aproximadamente 65% da superfície terrestre enquanto a crosta continental fica com os outros 35%, que correspondem aos 100% da superfície da terra. Depois, o manto vem com uma camada de aproximadamente 2900 km de espessura que é formado por um magma que é encontrado em um estado bem pastoso e denso.

Núcleo

O núcleo é uma das partes fundamentais da Terra. Ela é dividida em duas camadas, uma sólida e outra líquida. A parte dessa camada líquida é chamada de núcleo externo e tem seu início com aproximadamente 29 mil km de profundidade e tem uma espessura de mais de 2 mil km. Ele é composto por ferro e níquel.

Já a parte sólida é chamada de núcleo interno e tem aproximadamente 2.700 mil km de diâmetro, com uma temperatura que chega aos 5.000°C. Mesmo com a alta temperatura, esta parte é sólida por causa da alta pressão que se tem sobre ela, já que ela gira em uma velocidade diferente da no nosso planeta.

Estrutura da Terra 04Estrutura da Terra 03Estrutura da Terra 02O nosso planeta é formado por uma série de camadas bem diferentes que são o núcleo, o manto e a crosta terrestre. (Divulgação)

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook