Atualizado em: 19 abril 2012

Esta ou Está?

A escrita exige de nós atenção, por isso, fique de olho quanto ao uso das palavras e as empregue de forma correta.
Você Sabia?
Com a nova ortografia em vigência desde 2009, apesar de não ter influenciado em nada as palavras 'esta' e 'está' tem confundido a cabeça de muitas pessoas. A recomendação é que se leia muito, dessa forma é possível alcançar os macetes do novo acordo.
Dúvidas de português

Você sabe bem como escrever as palavras, aprenda o emprego correto de 'esta' e 'está. (Foto: Divulgação)

A ausência ou presença de um acento gráfico muda todo o contexto. Muitas palavras são escritas praticamente iguais, quando com o aparecimento de um símbolo simples, elas querem dizer algo totalmente diferente, o que ocorre na escrita de ‘esta’ e está’.

Você sabe por qual motivo essas duas palavrinhas apresentam sentidos autônomos? Uma se refere a um pronome demonstrativo, a outra tem a ver com o verbo e é uma flexão dele.

Esta

Esta cadeira não deveria estar aqui”.

Nessa frase o sentido da palavra fica bem claro e se pararmos para pensar é fácil imaginar alguém dizendo isso e apontando para o objeto. Isso mesmo ‘esta’ é um pronome demonstrativo do gênero feminino.

Seu uso se faz necessário  quando se deseja indicar espaço ou onde o objeto está com relação a pessoas que o indica. Nesse caso, não encontramos a presença do acento agudo, pois a sílaba forte da palavra é ‘es’.

Outro motivo que a faz o termo não ter acento é que existe uma regra na língua portuguesa que diz: as palavras paroxítonas terminadas em -a não carregam acentuação gráfica.

O objeto próximo de quem fala dele

Quando vamos nos referir a algo ou alguém que esteja próximo a nós, dizemos ‘esta pessoas’, ‘este lápis’.

Exemplo: “Esta é a consequência de seus atos impensados”.

Está

No caso da palavra ‘está’ só através da pronúncia podemos perceber que aqui encontramos a flexão do verbo ‘estar’ que remete a posição ou estado de alguém ou algo em determinado espaço.

Exemplo: “Você está feliz ou triste”?

A regra de português para esse caso é: oxítonas terminadas em -a carregam acentuação gráfica, portanto o ‘tá’ que representa a sílaba tônica da palavra recebe o acento.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook