Espaço Geográfico Brasileiro

Espaço Geográfico Brasileiro

Espaço Geográfico Brasileiro estabelece uma relação entre o homem e a natureza. (Foto: Divulgação),

Espaço geográfico brasileiro define-se como o lugar onde todas as ações humanas e naturais acontecem. Ou seja, local em habitam os homens e abriga os elementos da natureza, tais como: clima hidrografia, relevo, vegetação e tudo mais inserido nele.

O homem foi capaz de modificar esse espaço ao longo dos anos da sua existência. Cortar uma árvore por qualquer que seja o motivo pode ser caracterizado como interferência no ambiente e modificação da geografia.

As atitudes humanas

Desde que o ser humano deixou de sobreviver através do que a natureza lhe oferecia e passou a trabalhar para obter suas coisas, sanar suas necessidades e manter sua sobrevivência as transformações do espaço geográfico brasileiro foram mais visíveis.

Com o trabalho o homem é capaz de conquistar muitas coisas e é a partir daí que começa o processo. Uma pessoa para construir uma casa, uma empresa ou qualquer outro imóvel necessita de espaço, sendo assim, é preciso tirar a natureza presente e construir.

Com o passar do tempo a população continua a crescer, acontecem as revoluções, com destaque para a Revolução Industrial, momento em que os recursos naturais eram utilizados para fornecimento de matéria-prima, mais modificação.

E quanto mais a tecnologia se desenvolve, mais meios são encontrados para que os elementos da natureza possam ser usados em favor dos interessados em acabar com os recursos.

O que se dá em um espaço geográfico e, por isso, ele é definido como tal, é que há a interferência humana de acordo com as necessidades dos próprios. Se é preciso construir, destruir, cultivar, extrair ou criar o homem faz para realizar suas vontades.

São Paulo visivelmente modificada

Vamos pegar como exemplo umas das maiores cidade do Brasil. Veja como o espaço geográfico fora modificado de 1900 para cá.