Atualizado em: 20 março 2012

Escola da Família 2012

O Escola Família está prestes a abrir suas inscrições para 2012. Fique atento aos critérios de seleção e aos documentos necessários
Você Sabia?
De acordo com informações do próprio site Escola da Família, até o ano de 2009, 80 mil pessoas foram beneficiadas com esse programa. Mais dois anos já podem entrar nessa conta e dá para saber que esse número com certeza subiu, mas ainda não se sabe ao certo para quanto.
Capoeira

Capoeira é uma das atividades desenvolvidas pelos Educadores Universitários no Escola da Família (Foto: Divulgação)

O Programa Escola da Família foi criado no ano de 2003, com a intenção de proporcionar à comunidade aos arredores das escolas da Rede Estadual de Ensino, cultura, entretenimento, lazer e boa convivência.

Além disso, ele também ajuda os que se candidatam e dedicam seus finais de semana para estarem nesses espaços a custear 100% dos estudos nas universidades. Os Educadores Universitários desenvolvem as atividades que serão ministradas aos que comparecem para participar.

Nesse ano de 2012 as inscrições poderão ser feitas através do site disponível para o projeto. Lá é possível encontrar todas as informações referentes às faculdades conveniadas, quantas vagas estão disponíveis em cada instituição de ensino e todos os pormenores.

Fica a cargo do Estado entrar com no máximo R$ 310,00, o restante da mensalidade do aluno quem custeia é a própria universidade. Os beneficiados com a bolsa do Escola da Família, além de poderem terminar seus estudos, também elevam suas experiências e melhoram seus currículos, pois esse tipo de trabalho enriquece as pessoas de conhecimento.

Os requisitos para ser um Educador Universitário

  1. Ter concluído em território brasileiro;
  2. Estar matriculado em uma universidade conveniada;
  3. Não ser beneficiado por nenhuma outra bolsa de estudo ou agraciado por programas públicos;
  4. E desenvolver as atividades aos finais de semana. Sendo que devem ser reservadas 12 horas por sábado e domingo, ou seja, 6 horas em cada dia.

Como acontece a seleção

  1. Depois de feito o cadastro no site: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br
  2. Os documentos solicitados serão analisados pelas Delegacias de Ensino;
  3. As instituições de ensino também verificam toda a documentação;
  4. Passando por estes processos, o candidato participará de um processo classificatório que funciona com uma pontuação, a lista de convocados é de acordo com ela;
  5. Os classificados são encaminhados para as escolas, o critério é segundo a pontuação e quantidade de vagas em cada curso de graduação.

Documentos necessários para se inscrever no Escola da Família 2012

  • CPF;
  • RG ;
  • Título de Eleitor e último comprovante de votação ou certidão de quitação eleitoral;
  • Certificado de Reservista (se homem com 18 anos ou mais);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • Protocolo de inscrição gerado no site do Programa Escola da Família;
  • Atestado de matrícula ou outro documento que contenha o nome da Instituição de Ensino Superior, o número do registro de matrícula, curso, ano ou semestre letivo, período e campus;
  • Comprovantes de despesas: água/condomínio, luz, telefone, educação e saúde;
  • Comprovante de residência;
  • Recibo de pagamento do último aluguel ou recibo de financiamento do imóvel;
  • Comprovação de renda familiar – o candidato deverá apresentar, conforme seu caso, um ou mais documentos, dentre a relação a seguir, para comprovar as informações prestadas no site;
  • Assalariado: anexar cópias dos comprovantes dos rendimentos brutos de todos os componentes do grupo familiar.
  • Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF): última declaração completa do candidato e de todos os integrantes de seu grupo familiar, maiores de 18 anos.
  • Obs.: Se constar o candidato ou integrante do grupo familiar como dependente, apresentar o IRPF do declarante.
  • Trabalhador Autônomo ou Profissional Liberal: guias de recolhimento do INSS dos três últimos meses, compatíveis com a renda declarada e uma Declaração de Trabalho Informal.

Fonte: Site Escola da Família

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook