Atualizado em: 20 março 2012

Escola da Família 2012

O Escola Família está prestes a abrir suas inscrições para 2012. Fique atento aos critérios de seleção e aos documentos necessários
Você Sabia?
De acordo com informações do próprio site Escola da Família, até o ano de 2009, 80 mil pessoas foram beneficiadas com esse programa. Mais dois anos já podem entrar nessa conta e dá para saber que esse número com certeza subiu, mas ainda não se sabe ao certo para quanto.
Capoeira

Capoeira é uma das atividades desenvolvidas pelos Educadores Universitários no Escola da Família (Foto: Divulgação)

O Programa Escola da Família foi criado no ano de 2003, com a intenção de proporcionar à comunidade aos arredores das escolas da Rede Estadual de Ensino, cultura, entretenimento, lazer e boa convivência.

Além disso, ele também ajuda os que se candidatam e dedicam seus finais de semana para estarem nesses espaços a custear 100% dos estudos nas universidades. Os Educadores Universitários desenvolvem as atividades que serão ministradas aos que comparecem para participar.

publicidade:

Nesse ano de 2012 as inscrições poderão ser feitas através do site disponível para o projeto. Lá é possível encontrar todas as informações referentes às faculdades conveniadas, quantas vagas estão disponíveis em cada instituição de ensino e todos os pormenores.

Fica a cargo do Estado entrar com no máximo R$ 310,00, o restante da mensalidade do aluno quem custeia é a própria universidade. Os beneficiados com a bolsa do Escola da Família, além de poderem terminar seus estudos, também elevam suas experiências e melhoram seus currículos, pois esse tipo de trabalho enriquece as pessoas de conhecimento.

Os requisitos para ser um Educador Universitário

  1. Ter concluído em território brasileiro;
  2. Estar matriculado em uma universidade conveniada;
  3. Não ser beneficiado por nenhuma outra bolsa de estudo ou agraciado por programas públicos;
  4. E desenvolver as atividades aos finais de semana. Sendo que devem ser reservadas 12 horas por sábado e domingo, ou seja, 6 horas em cada dia.

Como acontece a seleção

  1. Depois de feito o cadastro no site: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br
  2. Os documentos solicitados serão analisados pelas Delegacias de Ensino;
  3. As instituições de ensino também verificam toda a documentação;
  4. Passando por estes processos, o candidato participará de um processo classificatório que funciona com uma pontuação, a lista de convocados é de acordo com ela;
  5. Os classificados são encaminhados para as escolas, o critério é segundo a pontuação e quantidade de vagas em cada curso de graduação.

Documentos necessários para se inscrever no Escola da Família 2012

  • CPF;
  • RG ;
  • Título de Eleitor e último comprovante de votação ou certidão de quitação eleitoral;
  • Certificado de Reservista (se homem com 18 anos ou mais);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • Protocolo de inscrição gerado no site do Programa Escola da Família;
  • Atestado de matrícula ou outro documento que contenha o nome da Instituição de Ensino Superior, o número do registro de matrícula, curso, ano ou semestre letivo, período e campus;
  • Comprovantes de despesas: água/condomínio, luz, telefone, educação e saúde;
  • Comprovante de residência;
  • Recibo de pagamento do último aluguel ou recibo de financiamento do imóvel;
  • Comprovação de renda familiar – o candidato deverá apresentar, conforme seu caso, um ou mais documentos, dentre a relação a seguir, para comprovar as informações prestadas no site;
  • Assalariado: anexar cópias dos comprovantes dos rendimentos brutos de todos os componentes do grupo familiar.
  • Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF): última declaração completa do candidato e de todos os integrantes de seu grupo familiar, maiores de 18 anos.
  • Obs.: Se constar o candidato ou integrante do grupo familiar como dependente, apresentar o IRPF do declarante.
  • Trabalhador Autônomo ou Profissional Liberal: guias de recolhimento do INSS dos três últimos meses, compatíveis com a renda declarada e uma Declaração de Trabalho Informal.

Fonte: Site Escola da Família

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook