Atualizado em: 24 abril 2015

Dona Flor e Seus Dois Maridos Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Dona Flor e Seus Dois Maridos” de Jorge Amado

Dona Flor e Seus dois Maridos é um das principais obras do famoso e eterno escritor brasileiro Jorge Amado. O romance, publicado em 1966, pertence à segunda fase do modernismo e retrata de forma extremamente realista o cotidiano da Salvador dos anos 40. A obra está dividida em cinco partes iniciadas cada uma por uma lição de culinária de Dona Flor, exceto na quarta parte que é iniciada por um programa para o concerto de Teodoro

Resumo

Vadinho, marido infiel de Dona Flor, cai morto enquanto dançava vestido de baiana no Domingo de Carnaval. Durante seu funeral, que fora bastante concorrido, lembranças da vida passada do falecido surge na mente dos conhecidos e, principalmente, na mente de sua viúva.

publicidade:

Flor relembra as traições do marido, malandro espertalhão e cheio de lábia, mas também relembra o quanto ele era adorável. Muitos na festa o achavam “porreta”.

Na segunda parte, a mãe de Flor, Dona Rozilda, volta para a cidade para ajudar a filha que estava profundamente triste com a morte do marido, mas Dona Rozilda odiava o genro e passara a difamá-lo aos quatro cantos da cidade. Em outro momento, através de flashbacks, o enredo retorna ao passado e narra como Vadinho e Flor se conheceram e como era o casamento dos dois.

Na terceira parte, passado alguns meses, Flor está mais alegre e várias beatas tentam lhe arrumar um pretendente. No fim, Flor casa-se com o respeitado farmacêutico Teodoro Madureira que em nenhum momento do noivado encostara um dedo em Flor.

A quarta parte inicia com a lua de mel dos recém-casados. Teodoro, diferentemente de Vadinho, é fiel, sexualmente regular (o sexo era realizado apenas às quartas e aos sábados) e inteligente.

Após um ano, no aniversário de casamento, Flor vê Vadinho nu a sua frente, mas resiste. Flor até tenta despachá-lo em um terreiro, mas Vadinho continua aparecendo para ela e favorecendo os amigos nas rodas de jogo.

Por fim, Dona Flor desiste e os três passam a viver uma vida conjugal harmoniosa, apesar de Teodoro não desconfiar de nada.

Um clássico do cinema nacional um filme recorde de bilheteria em várias partes do mundo vindo a consagrar ainda mais o trabalho deste que vindo ao longo dos anos a se tornar um ícone da literatura mundial, com toda a sua irreverência intelectual.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook