Atualizado em: 24 abril 2015

Diversidade Cultural no Brasil

O Brasil é um dos países mais ricos em diversidade cultural, com influencias de muitos países e povos, desde a antiguidade até os dias de hoje. Confira aqui as tradições e cultura de cada região do país.
Você Sabia?
Uma das vertentes que faz parte da cultura brasileira é o teatro. O teatro mais antigo em atividade no Brasil é o de Ouro Preto, localizado em Minas Gerais, que está em funcionamento desde 1769.
Diversidade cultural

O Brasil é um dos países mais ricos em diversidade cultural, com influências de muitos países e povos. (Foto: Divulgação)

O Brasil é sem dúvidas uma imensidade de diversidade cultural e isso é uma das principais características do país, que o torna bem conhecido em todo o mundo. Sua mistura de cores, raças e culturas, faz com que o Brasil seja um país acolhedor e cada vez mais diversificado, sempre em busca de novas miscigenações e estilos diferentes que agreguem na nossa cultura.

Cada região do Brasil possui sua cultura específica, buscando sempre levar para os turistas e unir povos e raças cada vez mais. A diversidade cultural inclui desde vestimentas para costumes como manifestações religiosas até as comidas típicas. Toda essa cultura foi herdada por milhares de povos, desde os índios até os europeus, que sempre traziam diferentes culturas e costumes para o nosso país.

publicidade:

Neste artigo, abordaremos a diversidade cultural a partir de cada região do Brasil, mostrando mais sobre as tradições e outras tantas manifestações da cultura de cada lugar do país. Confira abaixo maiores detalhes de acordo com cada região.

Diversidade Cultural no Brasil

Região Norte

Região norteÉ uma das regiões que possui mais eventos culturais, tendo as duas maiores festas populares do Norte: o Festival de Parintins e o Círio de Nazaré. A região Norte possui influência muito forte dos indígenas, tanto nas manifestações e festas quanto na culinária, que é baseada sempre na mandioca e nos mais diferentes peixes da região. Além dessas comidas, outros pratos como carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi) também são bem típicos da região.

 


 

Região Centro-Oeste

Região centro-oesteA região Centro-Oeste é marcada por tradições bem fortes e diversificadas, sofrendo influências de povos de todo o país. Como manifestações culturais típicas do Centro-Oeste estão a festa da cavalhada e o fogaréu, que acontecem no estado de Goiás. A culinária é composta por pratos diversificados, como arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, empadas, pamonha, angu e diversos peixes providos do Pantanal, como o pintado, pacu, dourado e entre tantos outros.

 


 

Região Sudeste

Região sudesteÉ uma região conhecida por ser o pólo industrial do país e é caracterizada por grandes elementos culturais como festas do divino, da páscoa, de santos padroeiros e entre tantas outras. Dentre todos os elementos que marcam a cultura do sudeste, está a culinária que é bem diversificada, apresentando forte influência dos índios e dos escravos, além dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre todos os pratos típicos da região, se destacam a moqueca, o pão de queijo, feijão tropeiro, carne de porco, feijoada e farofa.


 

Região Sul

Região sulA região Sul apresenta aspectos culturais vindos de imigrantes espanhóis, portugueses, alemães e italianos. Possuem como característica as festas típicas da uva e a Oktoberfest, que é uma festa tradicional vinda da Alemanha. Na culinária desta região estão presentes pratos típicos como o churrasco, o boi na vara, o camarão, pirão, chimarrão e entre outros.

 


 

Região Nordeste

Região nordesteO Nordeste é sem dúvida a região que tem manifestações culturais mais fortes do país. Com danças e festas típicas, o nordeste se caracteriza pela presença dos maracatus, das cirandas e de outras festas típicas da região. Além disso, existem algumas manifestações religiosas, como a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A cultura também é marcada pela literatura de cordel, que é outro elemento forte da cultura nordestina.
Dentre os pratos típicos, estão a carne de sol, o feijão verde, o sarapatel, a buchada, a pamonha, tapioca e acarajé.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook