Diferenças entre Realismo x Naturalismo

Diferenças de Realismo e NaturalismoCom o princípio de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, o Realismo abrange a realidade que todo mundo vê. As obras desse movimento têm características do homem em seu meio social, utilizam uma linguagem simples, objetiva, temas do cotidiano e muitas críticas.

Já o Naturalismo abrange o comportamento humano perante a sociedade, as alterações e influências que esse comportamento sofre no meio em que vive.  Um bom exemplo de obra desse movimento é “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo. No livro é retratado o comportamento humano naquele espaço apresentado (cortiço) de forma “exagerada”. Muita sexualidade e violência tomam conta de cada personagem. O personagem não é um pouco violento, ou um pouco explosivo, é muito violento ou muito explosivo. É como uma caricatura onde a característica de uma pessoa toma grandes proporções e se torna foco central.

Enquanto o Realismo abrange o homem no seu meio social, seu comportamento físico e seu psicológico, suas atitudes, o Naturalismo mostra a interferência que a sociedade causa no comportamento do homem, pretende provar que ele age por instinto, que tem um lado animal muito aflorado.