Atualizado em: 5 agosto 2013

Diferença entre resenha, resumo e redação

Resumir é o ato de ler, analisar e traçar em poucas linhas o que de fato é essencial e mais importante para o leitor
Você Sabia?
Que o islamismo surgiu no século 6 na Arábia, região do Oriente Médio que era habitada na época por cerca de 5 milhões de pessoas
Mixed race woman doing homework at computer

A resenha, como qualquer modalidade de discurso descritivo, nunca pode ser completa

A maioria das pessoas acabam confundindo a resenha com um resumo, e por isso surgem muitas complicações, com isto a seguir daremos uma série de dicas relativas as diferenças entre o que seria o resumo e o que seria a resenha.

Resumo

Quando falamos de resumo, falamos sobre um texto que poderá sintetizar todos os conteúdos de livros ou ainda documentos que poderão abordar as idéais consideradas principais em uma boa quantidade reduzida de palavras.

publicidade:

Existem vários tipos de resumo, e eles se resumem em Resumo crítico, que nada mais é do que o resumo também chamado de resenha.O chamado resumo indicativo, o que é aquele que apenas indica todos os pontos considerados principais dos livros ou mesmo dos documentos, sem que possam ainda prolongar ou ainda discorrer sobre vários pontos de um texto.

Resenha

A resenha nada mais é do que uma elaboração de um texto, a partir de um livro ou ainda documento que poderá ser realizada uma determinada comparação d seu assunto ou ainda uma avaliação crítica.

A resenha ainda é produzida para se mostrar toda a opinião considerada crítica do autor sobre vários livros e também dos documento mais lidos. E além disto ela deverá auxiliar o leitor sobre os determinados assuntos, bem como o arquivamento para uma posterior consulta.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook