Atualizado em: 27 agosto 2013

Diferença entre História e Estória

Saiba que no Brasil, estória tem uma conotação de narrativa criada, inventada, sugerida, uma obra de ficção
Você Sabia?
Que a fábula é uma história narrativa que surgiu no. Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo
download (4)

Não existe diferença significativa entre os vocábulos “estória” e “história

A Estória, nada mais é do que um chamado neologismo, este que foi proposto exclusivamente aqui no Brasil por João Ribeiro, este que era membro da academia Brasileira de Letras no ano de 1919 para que assim pudesse designar totalmente o campos do folclore, toda a narrativa popular e ainda os contos tradicionais.

Este então foi um termo que acabou por não contar com uma aceitação considerada generalizada, e não figura nos dicionários portuguesas, apenas alguns poucos dicionários brasileiros. Apesar de este termo ter sido utilizado na linguagem considerada coloquial, o termo nem mesmo figurou a norma culta.

publicidade:

Sobre o Assunto

De acordo com o Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete, a classificação dos termos como brasileirismos, afirmando que a palavra foi proposta, mas deverá ser utilizada de forma histórica.Além disto no Brasil, estória deverá ter uma conotação de narrativa criada, inventada, e sugerida para obras de ficção. Já a história nada mais é do que uma narrativa que faz parte dos fatos ocorridos na vida dos vários povos, o que é uma obra não ficcional.

A Estória também poderá ser considerada por muitos como um Anglicismo com origem na palavra chamada story. Com isto a grafia a ser utilizada corretamente para qualquer tipo de situação é história.

Sobre a História

Por uma metonímia, o conjunto destes vários processo e eventos, a palavra história, tem a sua origem das investigações de Heródoto, onde o termo em grego antigo seria algo como Historia. Além disto todavia foi Tucídides o primeiro a ter aplicado os métodos considerados críticos como o cruzamento de vários tipos de dados, e ainda fontes diferentes.

Com isto o estudo histórico começou quando os homens acabam por encontrar alguns dos elementos de sua existência nas várias realizações dos seus antepassados. E este tipo de estudo, do ponto de vista europeu, acabou se dividindo em dois grandes períodos, a pré história e a história.

Vídeo sobre  História e Estória

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook