Atualizado em: 4 julho 2011

Denotação e Conotação - Exemplos e Exercícios

Saiba o que é Denotação e Conotação com exemplos que irão facilitar seu entendimento

Bicho de Sete Cabeças

Realmente muitas vezes a gramática é um problema na lingua portuguesa, já que é considerada uma das mais dificeis em relação a tantas regras que devemos aprender. Um exemplo dessas regrinhas é a questão da Conotação e Denotação. Nada muito difícil, mas devido o tempo e a quantidade, acabamos esquecendo.

O melhor da Denotação e Conotação é que facilmente se aprende ao ver alguns exemplos, afinal a explicação está na vivencia do seu dia a dia. Com certeza, você passa por alguns momentos, fala palavras que pode ser usada como exmplo de conotação ou denotação.

publicidade:

Pois bem, o Sempre Tops vai explicar bem o que significa além de passar alguns exemplos para que possa entender melhor do que se trata o assunto, e assim vai perceber que não é nenhum bicho de sete cabeças. Ops, esta frase que acabei de usar “assim vai perceber que não é nenhum bicho de sete cabeças” é um bom exemplo. Veja por quê:

Hoje em dia usamos as palavras que tem um significado para facilitar simplificar a explicação de algo.

Em sentido Denotativo, você imagina realmente um bicho com sete cabeças;

Em sentido Conotativo, o significado é que essa regrinha não é nenhum bicho grande com sete cabeças para você sair correndo, e sim mais simples do que você imagina.

Cara de Pau

Significado:

Denotação: Uso do sentido real

Conotação: uso do signo em sentido figurado, simbólico;

Mais exemplos:

  1. – Isso é um Castelo de areia – (em sentido denotativo, é o castelo de areia construido na praia. Em sentido conotativo, significa o fato de ser uma ocorrência incerta, sem solidez)
  2. – A palavra Cão: terá um sentido denotativo quando designar o animal mamífero quadrúpede canino; terá um sentido conotativo quando expressar o desprezo que desperta em nós uma pessoa sem caráter ou extremamente servil. (Otto M.Garcia, 1973)
  3. – Palavra Cobra: A cobra picou o homem! (cobra = tipo de réptil peçonhento)
    Este homem é uma cobra! (cobra = pessoa falsa)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook