Modificado em: 4 julho 2011

Resumo do Cubismo no Brasil

O Cubismo foi um importantíssimo movimento que se caracterizou pela geometria, volume e cores, tendo Picasso como seu principal representante
Com certeza, você já deve ter visto alguma obra que fez parte desta corrente e não sabia que fazia parte do Cubismo. É comum quando ainda na escola os professores de artes pedir para desenhar ou identificar alguma obra do cubismo. Pelo nome, certamente, você não deve ter lembrado, mas ao ver a imagem ao lado, alguma lembrança teve.

Seus fundadores são falados hoje como se estivessem vivos. Estou falando de Pablo Picasso e Georges Braque. Pois é, Picasso, quase impossível não ter ouvido falar nele. A sua importancia é tão grande que foi com sua obra que o Cubismo teve inicio: o quadro “Les demoiselles d’Avignon” em 1907. Nele é perceptível a referência das máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.

No mesmo ano de 1907 foi aberto por Kahnweiler a galeria da rua Vignon, que mais tarde ficou sendo considerada o santuário do Cubismo.

Características:

O cubismo caracterizava-se pela diferente forma de representação da natureza: por meio de figuras geométricas e volumes coloridos numa superfície plana.

  1. Geometrização das formas e volumes
  2. Perda da função do claro e escuro
  3. Não e utilizada a perspectiva, os desenho dominado por figuras geométricas são sobrepostos.
  4. sensação de pintura escultória
  5. representação do volume colorido sobre superfícies planas;

Fases:

  1. Fase cezannista ou cezaniana entre 1907 e 1909
  2. Fase analítica ou hermética entre 1909 a 1912 – que se caracterizava pela desestruturação da obra
  3. Fase sintética (contendo a experimentação das colagens) – foi uma reação ao cubismo analítico, que tentava tornar as figuras novamente reconhecíveis, como colando pequenos pedaços de jornal e letras.

Fazendo parte da ultima, formou-se mais duas fases: o Orfismo – formado por Robert Delaunay que exaltava o papel dinâmico da cor; e a Secção de ouro que tinha cimo principal a admiração comum por Cézanne e sua lição construtiva, consagrada no livro escrito por Gleizes e Metzinger: “Do Cubismo”, de 1912.

No Brasil

O Cubismo só apareceu aqui no Brasil em 1922 após a Semana de Artes Modernas. Os pintores brasileiros tiveram muitas influências que eram do movimento em outros países. Os artistas principais eram: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Rego Monteiro e Di Cavalcanti.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook