Atualizado em: 12 setembro 2011

Contos Novos - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Contos Novos” de Mário de Andrade

O livro “Contos Novos” foi publicado, postumamente, em 1947 e contém nove textos do autor, escrito em sua fase de maturidade artística.

Mário de Andrade os escreveu com tanto esmero e perfeição que levou cerca de 20 anos para terminar o conto “Frederico Paciência”.

publicidade:

Os contos Peru de Natal, Vestida de Preto, Frederico Paciência e no Tempo da Camisolinha são narrados em primeira pessoa e os contos O Ladrão, Primeiro de Maio, Atrás da Catedral de Ruão, O Poço e Nélson  são narrados em terceira pessoa.

Resumo

No conto “Vestida de Preto”, Juca, o narrador e protagonista, narra a história em que junto com sua prima, Ana, em uma casa de vários cômodos e juntos com várias crianças, são abordados pela Tia Velha enquanto trocam carícias deitados em uma toalha sob o chão. Repreendidos pela tia e descobrindo ali a noção de pecado que antes não existia em suas mentes, eles se afastam e nunca mais recuperam aquela sensação de êxtase e felicidade. Eles se encontram quando adultos, mas reprimindo seus impulsos e institutos, Juca nada faz. O conto também trabalha a diferença social entre as personagens e a tensão causada por ela.

No conto “O Ladrão”, os moradores de um bairro são acordados por gritos de perseguição a um ladrão. A vizinhança se ume em perseguição ao bandido, que não fora visto por ninguém, e juntos eles vão experimentando sentimentos e sensações de forma unida e coletiva.

O conto “Primeiro de Maio” descreve o conflito psicológico e emocional de um jovem operário, identificado como “chapinha 35”, em relação ao feriado que é comemorado por ricos políticos enquanto os trabalhadores sequer podem se agrupar.

Em “Atrás da catedral de Ruão”, uma professora de francês, virgem e quarentona, tenta esconder seus impulsos carnais e, por isso, possui diversas formas de recalque. Certo dia, ao descer em um ponto errado, ela é obrigada a passar por trás da catedral de Ruão e imagina que os dois homens que vem atrás dela a atacam sexualmente.

Em “O Poço” é narrado a história sobre as dificuldades climáticas enfrentada pelo dono do poço ao tentar construí-lo.

No livro também encontra-se os contos “Peru de Natal” que se passa após a morte do pai do personagem Juca , “Tempo de Camisolinha” relembra a roupa que o protagonista Carlos usava na infância, “Nelson” descreve o comportamento misteriosos de um homem sem nome e “Frederico Paciência” que aborda temas homossexuais.

Os quatro textos de narrados em primeira pessoa estão centrados no personagem Joca, enquanto os outros trabalham com personagens em conflito psicológicos.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook