Atualizado em: 23 setembro 2011

Contos Gauchescos - Resumo

Veja neste artigo, o resumo do livro “Contos Gauchescos” de Simões Lopes Neto

O livro “Contos Gauchescos”, escrito por Simões Lopes Neto e publicado em 1912, é composto de 19 contos sobre a temática gauchesca. Na obra estão presentes temas relacionados ao gaúcho guerreiro, rústico e trabalhador, aos animais da região, aos instrumentos utilizados e a paisagem típica do sul. A história é narrada por Blau Nunes, um velho e humilde vaqueiro gaúcho, sem conhecimentos literários.

Preocupado com a verossimilhança entre narrador e narrativa. Simões optou por fazer grande uso do léxico, ou seja, explorou com sabedoria todo o repertório de palavras e algumas construções de frases típicas da região adequando-as à norma culta.

publicidade:

Resumo

No conto Trezentas Onças, Blau Nunes perde sua guaiaca (cinto largo de camurça ou couro macio com uma bolsinha para guardar dinheiro, entre outras coisas) com trezentas onças do patrão e volta desesperado para procurá-la, não encontrando decide se matar, mas desiste por questões divinas. Ele retorna disposto a vender todos seus bens para pagar o patrão, mas quando chega na pousada encontra uma comitiva de tropeiros que encontrara sua guaiaca.

No conto Manatial dois membros de uma família morrem e uma desaparece, depois que um homem rejeitado tenta obter a amada à força.

No conto O Contrabandista, Blau pousa na casa de um antigo contrabandista chamado João Jorge que já tem 90 anos e casará uma filha no dia seguinte. Ao sair para buscar o vestido da filha é morto por um guarda que tenta lhe tirar o pacote e o dia que era para ser de alegria transforma-se em um dia de luto.

O conto Jogo de Osso é um conto descritivo onde Blau após descrever algumas jogatinas, relata o dia em que Chico Ruivo, em um jogo de osso, aposta a mulher Lalica e a perde para Osoro. Lalica, indignada com a situação provoca o ciúmes de Chico, dançando com Osoro, até que ele puxa o facão e mata os dois.

No livro também estão presente os contos: Introdução, apresentação de Blau Nunes, Negro Bonifácio, O mate do João Cardoso, Deve um queijo!, O boi velho, Correr eguada, Chasque do imperador, Os cabelos da china, Melancia – Coco verde, O anjo da vitória, Duelo de Farrapos,Penar de velhos, Juca guerra, Artigos de fé do gaúcho, Batendo orelha e O “menininho” do presépio.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook