Atualizado em: 24 maio 2012

Constituição de 1824: Atualizada e resumida

Leia aqui para entender como surgiu a Constituição de 1824, saiba alguns detalhes através da história atualizada e resumida.
Você Sabia?
De acordo com pesquisas, na época da Constituição de 1824, para que o cidadão fosse votar, teria que ter a idade mínima de 25 anos, e sem contar na renda, que, na época teria que ganhar ao menos 100 mil-réis , mas sendo desta forma a lei teve que ser mudada pois muitos votos foram perdidos.
Constituição de 1824: Atualizada e resumida

Dom Pedro I foi fundamental para essa constituição de 1824, que mudou a história da realeza no País. (Divulgação)

Muitos já devem ter ouvido falar do Constituição de 1824, um dos principais decretos formados até hoje, resumidamente falando, uma ação muito importante para dar rumo a história politica no país..

No ano de 1823, o imperador Dom Pedro I foi quem impôs a dissolução da Assembleia Constituinte na qual iria discutir e elaborar a primeira carta magna do Brasil, disso muitos não sabiam, mas neste artigo você saberá bem resumidamente sobre este marco.

publicidade:

O Resumo

Estudar, sem dúvidas é algo muito importante para a vida das pessoas, inclusive, estamos sempre buscando as melhores ideias em relação as histórias e conceitos relacionados as leis e constituições formadas aos assuntos voltados para a matéria de história.

Devido há algumas razões, Dom Pedro executou tal ação autoritária onde acabou temendo que a primeira constituição tivesse algum limite em questões de seus poderes excessivos. Naquele ano, a atitude do imperador fez com que um grupo de pessoas que apoiavam o rei discutissem e elaborassem a primeira Constituição do Brasil.

Ela foi outorgada no dia 25 daquele ano, e foi uma das que menos teve a participação política em relação a observância de outro poder, porém, é hoje, considerada como a mais clara e interessante em relação a carta constitucional que foi claramente subordinada do rei.

Mesmo que muitos pensam que estas cartas não nos acrescentam em nada no dia a dia, sem dúvidas estão enganados, ao contrário disso, tomando de base a Constituição de 1824, ela foi uma das que mas se superou na parte da divisão de poderes políticos entre Legislativo, Executivo e Judiciário.

De acordo com pesquisas, a Constituição de 1824 foi assimilada a mesma da lei que tratava de oficializar esferas de poder autônomo, e mais do que isso, ela também se responsabilizou para a criação do chamado Poder Moderador. Naquela época, o sistema eleitoral era organizado por meio de eleições indiretas, ou seja, algo no qual os eleitores de paróquia votavam nos chamados eleitores de província. Para saber detalhes, clique aqui!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook