Atualizado em: 4 julho 2011

Resumo do Concretismo no Brasil

Conheça o concretismo, saiba suas características e obroas principais.
Surgido na década de 50 na Europa, o Concretismo fora um movimento vanguardista, que apesar de serr algo novo conseguiu obter maior visibilidade e reconhecimento dos admiradores de arte. O auge do movimento ocorreu em 1960 e os principais artistas foram: Max Bill (artes plásticas), Pierre Schaeffer (música) e Vladimir Mayakovsky (poesia).

Principais Características:

  1. - Elaboração artística em busca da forma precisa;
  2. - O verso é abolido
  3. - vocábulos são representados nos seus aspectos geométricos
  4. - Ênfase na racionalidade, no raciocínio e na ciência;
  5. - Uso de figuras abstratas nas artes plásticas.
  6. - União entra a forma e o conteúdo na obra de arte;
  7. - Na literatura, os poetas concretistas buscavam utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia da linguagem do design;
  8. - Envolvimento com temas sociais (a partir da década de 1960);

Concretismo no Brasil

Como não foi e nem deveria ser  diferentes nas demais correntes existentes no mundo, o concretismo chegou ao Brasil, com idéias e influências novas. As obras costumava chamar bastante atenção de todos por serem diferentes do que já haviam feito, ou melhor, era algo diferente do que já era visto.  Na literatura brasileira obteve destaque a revista Noigandres, fundada em 1052 por Augusto de Campos, Décio Pignatari, Haroldo de Campos entre outros.

O movimento só ganhou força mesmo com a Exposição Nacional de Arte concreta, também em 56, no MASP – Museu de Artes Modernas de São Paulo.

As características já foram citadas acima, mas vale ressaltar a questão da valorização da forma e da comunicação visual, sobrepondo ao conteúdo. Outro ponto, que é considerado pelos educadores e especialistas no assunto bastante importante é a eliminação dos versos e a incorporação das figuras geométricas. Os poemas concretos possuem carga semântica, mas diferenciam-se por enfatizar o conteúdo visual e sonoro das palavras.

Obras Brasileiras

  1. - Teoria da Poesia Concreta de Décio Pignatari (1965)
  2. - Poetamenos (1953) e Pop-cretos (1964) de Augusto de Campos
  3. - Galáxias (1963) de Haroldo de Campos

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook