Atualizado em: 30 novembro 2010

Conceito das demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis são relatórios extraídos da contabilidade após o registro de todos os documentos que fizeram parte do sistema contábil de qualquer entidade (empresa) em um determinado período. Essas demonstrações servirão para expressar a situação patrimonial da empresa, auxiliando assim os diversos usuários no processo de tomada de decisão

publicidade:

A norma internacional de contabilidade IAS 1 define as demonstrações financeiras como uma representação estruturada da posição financeira e do desempenho financeiro de uma determinada entidade.

Conforme Art. 176 da Lei – 6404/76 as Demonstrações Contábeis serão:

§ 1º As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.

§ 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; ospequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e nãoultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedadaa utilização de designações genéricas, como diversas contas” ou “contas – correntes”.

§3º As demonstrações financeiras registrarão a destinação dos lucros segundo aproposta dos órgãos da administração, no pressuposto de sua aprovação pelaassembléia geral.

§4º As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outrosquadros analíticos ou demonstrações contábeis necessárias para esclarecimento dasituação patrimonial e dos resultados do exercício.

As demonstrações contábeis devem especificar a natureza, data e/ou o período e a Entidade (empresa) a que se referem.

Deverão ser elaboradas por profissional registrado no CRC, o mesmo deverá respeitar e aplicar as normas e procedimentos determinados pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Fonte: Apostila Demonstrações Contábeis. http://www.scribd.com/doc/3073821/Apostila-Demonstracoes-Contabeis

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook