Atualizado em: 23 setembro 2011

Comparação Simples e Metafórica - Figuras de Linguagem

O Sempre Tops vai passar dois exemplos de figuras de linguagem, é o caso da Comparação Simples e da Metáfora. Saiba qual o significado das duas e como escrevê-las e aplicá-las em seus textos.

As figuras de linguagem pode-se dizer que são um conjunto de estratégias usadas pelos escritores como uma forma de envolver e prender mais o leitor, e sem dúvida, o texto fica bem mais interessante e gostoso de ler. O Sempre Tops vai passar dois exemplos de figuras de linguagem, é o caso da Comparação Simples e da Metáfora. Saiba qual o significado das duas e como escrevê-las e aplicá-las em seus textos.

Antes de tudo, vale apena explicar que a figura de linguagem possui algumas classificações diferentes, como a figura de palavras, que engloba a Comparação Simples, a figura de pensamento, que engloba a metáfora, e a figura de construção.

publicidade:

Exercícios de Fígura de Linguagem

Comparação Simples

É uma figura de palavras, no qual, se explica por ser uma aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança. A comparação é sempre usada, e certamente você já usou várias vezes, veja alguns exemplos:

– Gabriela é tão bonita quanto a mãe

– Pedrinho se paresse com o Pai

– Fiuk canta como o Pai, Fábio Jr.

Metáfora

É uma figura de pensamento, que se acemelha muito com a comparação, mas há suas diferenças, por exemplo, a metáfora se utiliza de figuração, porque ajuda o leitos a associar uma palavra a outra. Outra coisa é que a metáfora não é necessário o uso de conectivos, exemplo, o como. Exemplos:

– Seus olhos são dois oceanos

– Rafael é um gato

– Essa menina é uma flor

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook