Atualizado em: 30 abril 2013

Como ter isenção de taxas no vestibular

Vestibular designa o processo de seleção de novos estudantes empregado pelas universidades.
Você Sabia?
Que o vestibular foi criado no Brasil em 1911, por um político chamado Rivadávia da Cunha Corrêa. Na época, ele era ministro da Justiça e dos Negócios Interiores e decidiu fazer um exame para selecionar quem poderia entrar nas universidades públicas.
508451-vestibular

Famílias com baixa renda poderão ter isenção de taxas no Vestibular

Anualmente diversas pessoas realizam o processo de seleção de vestibular com o sonho de melhorar de vida, e com os estudos receber salários maiores e ter uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Apesar disto muitas pessoas tem muitas dificuldades principalmente financeiras, e acabam muitas vezes fazendo o vestibular e não iniciando suas aulas devido a ter dificuldades com o pagamento,.

publicidade:

Serviços e Facilidade para pessoas de Renda Baixa

Com diversos incentivos existentes do Governo Federal atualmente existem várias oportunidades para se realizar as provas de celular e até mesmo conquistar bolsas totalmente gratuitas de estudo para melhorar a qualidade de vida e a educação no Brasil que até alguns anos atrás era um país muito pobre na área da educação neste sentido.

Por este motivo foram criadas uma série de iniciativas, e as instituições ainda facilitam mais o processo. Algumas instituições cobram de seus alunos mais de R$ 100 para a realização das provas de vestibular e em alguns casos o candidato acaba não passando e se frustrando pois pagou um valor alto e não teve o retorno. Aos poucos foram surgindo novidades e facilidades na realização de vestibulares para pessoas de baixa renda.

Facilidades para inscrição

Diversas instituições sejam elas federais ou particulares, aceitam que o aluno não pague a taxa de vestibular, para isso em alguns casos é necessário uma documentação específica, para comprovação dos alunos que possuem uma baixa renda, ou mesmo doadores de sangue entre outras situações também tem a facilidade de não pagar taxas de inscrição tanto para a faculdade como também para concursos públicos.

É importante que para que se possa isentar totalmente a taxa de inscrição do vestibular, é necessário que o candidato confirmem toda a sua trajetória financeira para que possa receber o benefício de isenção de taxa de vestibular. Todas as instituições no Brasil praticamente trabalham com este processo desta forma porém os critérios elegidos para inscrição dependem muito de cada escola, por isso é importante se informar primeiramente procurando realizar o processo caso possa comprovar que tem uma renda baixa e consiga realizar o processo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook