Atualizado em: 29 julho 2014

Conclusão de Trabalho - Dicas para Fazer a Melhor

Muitos estudantes sentem dificuldade em concluir um trabalho acadêmico, mas o desenvolvimento de uma conclusão é mais fácil do que imaginamos. Aprenda aqui como fazer uma boa conclusão de trabalho.
Se formar e estudar é um grande privilégio, pois através do estudo podemos agregar cada vez mais conhecimento para a nossa vida, o que nos proporciona uma constante atualização sobre todas as novidades e informações da área de cada um.

Fazendo a conclusão de trabalho

Estudar e chegar enfim à formação não é fácil. Para isso, é preciso se empenhar muito e estar inteiramente ligado a tudo que o curso exige e oferece. Durante um curso sempre aprendemos a desenvolver diversas coisas, inclusive um trabalho. A cada ano que passa os trabalhos passam a ser mais elaborados e mais completos com relação ao conteúdo, precisando assim de mais atenção e cuidado durante a sua realização.

Dicas Extras para uma boa conclusão de Trabalho

O trabalho é dividido por diversas partes, como as básicas Introdução, Objetivo, Conteúdo e Conclusão. A introdução é a parte onde você irá dar início ao tema, realizando um pequeno resumo sobre tudo que irá conter no trabalho. O objetivo é a parte onde você especifica o que você pretende com esse trabalho. A parte de conteúdo, é a parte onde são explicados os métodos e materiais usados para realizar o trabalho e onde são explicados com mais ênfase toda aquela parte citada na introdução. A conclusão é uma das partes mais importantes do trabalho e que muita gente sente dificuldade em realizar.

Como concluir um trabalho?

Primeiramente, é preciso que você conheça muito bem o trabalho que está fazendo. Procure entender tudo sobre ele e qualquer dúvida consulte um professor responsável. O entendimento sobre o trabalho facilita na sua realização e finalização.

A conclusão irá depender do tipo de trabalho e se o objetivo do trabalho foi atingido ou não. Por exemplo, vamos supôr que o trabalho seja do seguinte tema: “O efeito do alongamento em pessoas com fibromialgia”. O objetivo deste trabalho é verificar se o alongamento terá efeito benéfico nas pessoas que possuem a fibromialgia. A conclusão então irá ser de acordo com o objetivo, se ele foi atingido ou não, ou seja, se as pessoas tiveram benefícios ao serem alongadas. Então, a conclusão seria confirmando a eficácia do alongamento no tratamento de pessoas com fibromialgia.

A conclusão não precisa ser extensa, basta que responda todas as questões expostas no objetivo. Ela pode ser feita em texto corrido ou através de tópicos. É importante não confundir conclusão com uma espécie de introdução ou resumo do trabalho, pois muita gente tem essa ideia e acaba errando em relação a conclusão. Lembre-se que tudo que precisava saber já está no restante do trabalho, não precisa ter as informações repetidas na conclusão.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook