Atualizado em: 1 agosto 2011

Como fazer um resumo

Veja valiosas dicas de como fazer um resumo, sem deixar de colocar tudo o que for importante e também evitar de colocar conteúdo demais.

Em época de prova é sempre bom ter um resumo do assunto, que vai cair na prova, nas mãos. Afinal lá vai conter as coisas mais importantes e que é necessário que você saiba, sem precisar que você leia todo aquele enorme texto de novo. O resumo não é só usado em provas, mas também pode-se dizer que é uma parte dela, pois alguns professores sempre pedem um resumo sobre um livro ou algum capítulo do livro,
no qual, vale como nota.

O grande problema nisso, é que muitos alunos não sabem como fazer um resumo, muitas vezes até tenta, mas ou coloca coisa demais, colocando quase todo o conteúdo, ou então, coloca pouca informação, deixando de lado assuntos que provavelmente cairia na prova, então, deve-se ter bastante cuidado na hora de fazer um resumo, e tudo que for considerado importante deve conter nele.

publicidade:

Veja abaixo algumas dicas importantíssimas para que você possa fazer um bom resumo.

Dicas

– Antes de fazer qualquer resumo, é muito importante que você já tenha lido o conteúdo, no mínimo, umas duas vezes, e já na terceira vez, você vai lendo e fazendo o resumo. Isso é um dos pontos principais porque ao ler pela segunda vez, você já vai identificando o que é importante e o que não é. Tudo isso, por começar a entender, as vezes um parágrafo, que você não conseguiu entender quando leu pela primeira vez, por isso, a leitura tem que ser feita mais de uma vez.

– Enquanto estiver lendo pela segunda ou terceira vez, é essencial que você vá grifando ou destacando as coisas mais importantes que você vá encontrando no texto.

– Faça primeiro um resumo dos parágrafos, ou das partes destacadas, deixando sempre a essência da parte principal, da palavra-chave do parágrafo prevalecer;

– Após o resumo dos parágrafos, você pode fazer um resumo geral, classificando o que realmente for importante. Por exemplo, se houver algum parágrafo que não mais interesse e que não vá fazer diferença no seu resumo, então corte-o.

– Algo que pode ajudar e muito na hora do resumo é você ir substituindo várias palavras por uma só. Ex: Marina gosta de brincar com a boneca que chora, com a outra que come e bebe… Essa frase pode ser bem mais longa, você vai substitui simplesmente por: Marina gosta de brinca com suas bonecas.

COnfira alguns exemplos de resumo: Romantismo, Sistema Solar, Idade Média

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook