Modificado em: 13 outubro 2011

Cinco Minutos - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Cinco Minutos” de José de Alencar
Cinco Minutos foi escrito no inicio da carreira de José de Alencar nos moldes dos folhetins. A obra, de enredo curto, é impregnada de um romantismo ingênuo e, quase, infantil onde o amor puro e casto tudo vence e tudo ultrapassa.

Resumo

A narrativa, contada sob a forma de uma carta de um jovem a uma prima, revela a história de casamento do jovem com Carlota. Apesar, de José de Alencar tentar deixar claro que o enredo trata-se de uma ficção, ele utiliza-se de fatos históricos reais ocorridos no Rio de Janeiro no início do século, narrando até datas e horários, para contextualizar os fatos.

A história é bastante curta e simples. Um jovem rapaz se atrasa cinco minutos, daí o nome do título, para tomar o ônibus e acaba conhecendo uma jovem por quem se apaixona. Após procurar pela jovem misteriosa descobre que os dois não poderiam ficar juntos porque a garota estava mortalmente doente e logo viajaria para a Europa e não queria sofrer a dor da despedida.

O jovem então a segue até as docas, mas perde o navio. Determinado a encontrá-la toma o próximo navio para a Europa e a encontra. Ao beijá-la, Carlota é completamente curada de sua doença e os dois se casam, permanecendo na Europa por um ano, depois o casal retorna para o Brasil e se estabelecem no campo


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook