Atualizado em: 18 fevereiro 2011

Célula procariótica e eucariótica

Quem teve aula de biologia ao ouvir esse nome se lembra bem da professora explicando o que era uma coisa e o que era outra, quem ainda não teve saberá. Mas para relembrar quem já sabe ou explicar para quem ainda não sabe, fizemos aqui uma pequena seleção de fatores importantes de cada uma, confira abaixo.

publicidade:

Célula procariótica. São caracterizadas pela pobreza de membrana plasmática, não possuem membranas envolvendo o cromossomo, ao contrário dos eucariontes por isso não o separam do citoplasma. É de uma simplicidade estrutural, o que torna claro entender a mesma ao ver, é rápida na multiplicação e é bem mais estudada e comentada. Elas também não se dividem por mitose e os filamentos de seu DNA não sofrem a condensação.

Célula eucariótica. É formada de três componentes principais, núcleo, citoplasma e membrana plasmática. Desses três surgem vários subcompartimentos ou subcomponentes, proporcionando grande variação na forma das mesmas. Elas também são maiores e bem mais complexas, e o que define se o gênero dela é vegetal ou animal é a presença ou a ausência de determinadas organelas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook