Atualizado em: 8 junho 2011

Cangaço: História Resumida

Saiba tudo sobre a famosa história dos cangaceiros no Nordeste do Brasil. Todos os detalhes sobre Lampião e seu bando, o maior cangaceiro da história do Brasil.

Quando estamos na escola aprendemos muitas coisas sobre a história do mundo, do Brasil e as histórias mais profundas de cada região do nosso país. Na região Nordeste em particular, existe muitas histórias que nem todo mundo conhece e sabe de seus detalhes, mas nós iremos contar uma para vocês, a história do Cangaço na região Nordeste, apenas um resumo, mas com todas as informações que você precisa saber.

O Cangaço

Tudo começou no início do século XX, quando o Nordeste, região do Brasil começou a viver momentos bem difíceis. Esse período marcou todos os homens e mulheres que viveram essa época, marcados pelo terror que por alí sempre passava, os cangaceiros. Os cangaceiros eram bandidos que viviam como nômades e eram tidos como pessoas más por diversos motivos. Os mais importantes do cangaço foi Lampião (Virgulino Ferreira da Silva) e o seu bando, que aterrorizavam todos os lugares por onde passavam.

Além de Lampião e seu bando, haviam diversos outros cangaceiros, mas nenhum bando se destacou tanto quanto o de Lampião, que ficou conhecido como “O Rei do Cangaço”. Durante a década de 20 e de 30, Lampião e seu bando foram os responsáveis por amedrontar todos que viviam no sertão nordestino.

Lampião era casado com Maria Bonita, e eram pessoas muito famosas nessa década. Lampião após muito tempo aterrorizando todo o sertão nordestino acabou morrendo em uma emboscada que foi armada por uma volante. O Cangaceiro mais famoso do Brasil morreu junto a sua esposa Maria Bonita e junto também a outros cangaceiros. A morte de Lampião ocorreu no dia 29 de julho de 1938. Tiveram uma morte horrível e ainda foram expostos como troféus para toda a população nordestina. Foram mortos e tiveram suas cabeças decepadas e expostas em local público, isso foi feito pelo governo da época, para que acabasse essa prática de cangaceiros na região do nordeste.

O fim

Após a morte de Lampião e seu bando e de Maria Bonita, os outros cangaceiros foram ficando enfraquecidos e foram se desfazendo até chegar ao fim desses momentos de terror no final da década de 30.

O cangaço é sem dúvidas uma das partes da História do Brasil que marcou bastante e é muito comentada até os dias de hoje.

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook