Atualizado em: 1 setembro 2011

Bolsa de Estudos do Governo

Saiba quais são os programas do Governo, que atualmente oferecem bolsas de estudo.

bolsa de estudo governoÉ inquestionável que desde o Governo Lula, os programas de bolsa de estudos para universitários se ampliaram e permitiram que milhares de estudantes, que antes não tinham condições alguma de estudar, tivessem acesso a cursos de graduação em instituições de ensino superior privado.

Atualmente, o Governo Federal mantém dois programas que facilitam o acesso de estudantes ao nível superior, sendo eles o FIES e o PROUNI.

publicidade:

O FIES, Programa de Financimanento Estudantil, não é exatamente uma bolsa de estudos. O Programa financia o curso de Graduação enquanto o aluno não tem condições financeiras de arcar com as despensas da mensalidade e, posteriormente, ao fim do cursos, o graduado devolver o valor com um pequeno acréscimo. O FIES funciona exatamente da seguinte forma: o fundo custea os estudos de graduação e após 18 meses da formação o beneficiado restitui o investimento com juros de 3,4% ao ano.

Antigamente apenas no ínicio do cursos era possível solicitar  a ajuda, mas agora é possível requisitá-la em qualquer período do ano.

O PROUNI, Programa Universidade Para Todos, é um dos programas mais conhecidos e já beneficiou, desde sua criação em 2004, milhares de alunos. O programa concede bolsas integrais e parciais de acordo com o mérito a alunos do ensino médio da rede pública ou da rede privada desde que bolsista integral, com renda per capita familiar de ater três salários mínimos por mês. A Classificação é realizada através da nota obtida no ENEM.

Vale salientar em relação ao PROUNI que apenas candidatos a primeira graduação podem pleitear o benefício, aqueles que já possuem um curso anterior deve tentar o FIES ou outros meios de bolsas oferecidas pelas próprias instituições.

Governo Federal

FIES

http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html

Central de Atendimento – 0800 616161

PROUNI

http://prouniportal.mec.gov.br/

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook