Biomas Brasileiros

No Brasil podemos encontrar seis tipos de biomas terrestres e alguns marinhos, no quais, apresentam grande diversidade de animais e vegetais. São eles:

Amazônia: é constituída principalmente por uma floresta tropical, no qual, ocupa uma totalidade dos territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, e parte do território do Maranhão (34%), Mato Grosso (54%), Rondônia (98,8%) e Tocantins (9%).

Cerrado: é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Possui uma rica
biodiversidade, no qual, se caracteriza .pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas.

Mata Atlântica: é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.

Caatinga: está presente no sertão nordestino (clima semi-árido).  Há presença de ervas e cactos e caracteriza por ser um lugar quente e seco.

Pampa: é constituído principalmente por vegetação campestre.No Brasil o Pampa só esta presente do estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho.

Pantanal: presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Possui uma fauna diversificada.

No Brasil há um litoral muito extenso, no qual apresenta alguns biomas como como matas de várzea na região norte, mangues no litoral Amazônico, e restingas, falésias e mangues no nordeste.