Atualizado em: 3 setembro 2013

Biografia de Chico Mendes

Que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado em 28 de agosto de 2007.
Você Sabia?
Que na década de 90, a internet chegou mostrando a facilidade de conectar pessoas diferentes em diversas partes do mundo e logo se tornou popular. A velocidade que as informações levam para ir de um extremo ao outro chamou atenção e despertou o interesse, incluindo a de ativistas.
images

Chico Mendes foi um líder sindicalista Brasileiro

Chico Mendes era filho de migrantes cearenses, e começou o seu trabalho como seringueiro quando ainda era criança, sempre procurando acompanhar os seus pais em excursões pela mata. Eis que então somente aprendeu a ler quando tinha seus 19 e 20 anos, com isto a maioria dos seringais não tinham escolas, nem mesmo os proprietários de terras que tinham uma intenção de as criar em suas propriedades.

Em um determinado momento, Chico Mendes teria afirmado que apenas aprendeu a ler quando foi ensinado pelo militante comunista Euclides Távora, que participara no levante comunista de 1935. Foi então que depois de participar de uma revolução na Bolívia, Euclides acabou fixando residência na região de Xapuri, se tornando assim alfabetizador de Chico Mendes.

publicidade:

Trabalhos

Ele começou a sua vida de líder sindical no ano de 1975 como principal secretário geral dos Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. Foi então que no ano de 1979 ele acabou participando de um dos mais importantes movimentos, onde pode reunir lideranças sindicais populares e também religiosas na câmara municipal transformando assim a mesma em um grande foro de debates.
Foi então que acabou sendo acusado de subversão onde acabou sendo interrogado. Com isto sem ter um apoio não conseguiu registrar denúncias de tortura que iria sofrer no mês de dezembro daquele ano.

Morte do Grande Seringueiro

Foi no ano de 22 de dezembro de 1988, quando completou exatamente uma semana depois de seus 44 anos que Chico Mendes foi assassinado a tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa, enquanto que ele saía de casa para tomar banho. Foi então que ele anunciou que seria morto em função de sua grande luta pela preservação da Amazônia, buscando proteção policial, apesar disto as autoridades e nem mesmo a imprensa deram a sua atenção.

Foi então que após o assassinato de Chico mendes, mais de trinta entidades sindicalistas acabaram se juntando para formar o “Comitê Chico Mendes”. Eles que vinham a exigir providências e ainda através de uma boa articulação nacional e internacional acabaram pressionando diversos órgãos oficiais para que os crimes fossem punidos.

Foi então que no ano de 1990 a justiça brasileira acabou condenando os fazendeiros Darly Alves da Silva e Darcy Alves Ferreira, pela sua morte a 19 anos de prisão, acabou fugindo e somente foi capturado em 1996 onde foi condenado novamente.

Vídeo da Biografia de Chico Mendes

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook