Atualizado em: 27 setembro 2011


As Meninas - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “As Meninas” de Lygia Fagundes Telles
O livro “As Meninas” foi escrito em 1973 pela escritora Lygia Fagundes Telles. A obra relata a história de três jovens universitárias que se conheceram em um pensionato de freiras na cidade de São Paulo e se tornaram muito amigas.

No livro, não há ação exterior, toda ação é interiorizada e voltada para o autoconhecimento, a solução de traumas e conflitos interiores das três amigas.

O livro está dividido em doze capítulos que são sinalizados por números.

Resumo

Lorena Vaz Leme e seu quarto “concha” são o centro da narrativa e tanto Ana Clara Conceição quanto Lia de Melo Schultz convergem naturalmente para esse ambiente onde confidenciam sonhos e dramas. As três amigas possuem diferenças de valores e personalidades, mas criam laços verdadeiros de amizade.

Lorena é culta, aristocrática, estuda Direito e é bastante estudiosa, mas sempre relembra com tristeza o fim trágico de sua família: seu irmão sofrera um acidente fatal, a fazenda teve que ser vendida, seu pai foi internado em um sanatório, seu irmão ficara traumatizado e sua mãe preferira uma realidade fantasiosa à verdadeira.

Lorena é bondosa e carinhosa, mas completamente alienada ao mundo exterior, vivendo sempre protegida em seu quarto rosa e dourado. Apenas após a morte de Ana, reencontra-se consigo mesma e passa a viver novas experiências.

Lia, ao contrário, tem uma vida tumultuada, se envolve com um grupo militante de esquerda, se apaixona por um companheiro que é preso e foge para o exterior com a ajuda da família.

Ana Clara Conceição é a mais problemática e inconsistente de todas. Filha de uma mãe prostituída e um pai desconhecido teve uma infância difícil. Foi induzida ao suicídio quando jovem, abusada sexualmente e, traumatizada, não conseguia encontrar paz nos relacionamentos. Viciada em drogas, morre de overdose no quarto de Lorena.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook