Atualizado em: 23 abril 2012

Área do Triângulo

Saiba como calcular a área do triângulo e veja os exemplos para você entender melhor sobre o assunto.
Você Sabia?
O triângulo é o único polígono que não tem diagonais.

Na geometria, o triângulo é uma das figuras mais usadas e importantes para nosso cotidiano. Por isso, nós vamos mostrar como calcular uma área do triângulo, com o auxílio de um retângulo e as suas propriedades.

Nesse retângulo que está ao lado, foi traçado uma linha em uma de suas diagonais. E isso fez com que essa figura geométrica fosse dividida em duas partes totalmente iguais.

publicidade:

Podemos notar que para encontrar a área total do retângulo tem que usar a expressão A= b x h. Assim, podemos considerar que a diagonal dividiu a figura do retângulo em duas partes com o mesmo formato dando a criação a dois triângulos. Portanto, essas áreas das duas figuras estão constituindo a seguinte expressão matemática.

Ao utilizar essa expressão, vamos necessitar da altura do triângulo. Com a mesma reta identificada e perpendicular a base, é formada uma com o ângulo de 90°.

Exemplo 1

Fiquem atentos ao triângulo eqüilátero, que possui os lados com a mesma medida.

Podemos perceber que o valor da altura não foi encontrado ainda, temos que calcular. Para fazer isso, vamos usar o teorema de Pitágoras neste exercício.

42 = h2 + 22
16 = h2 + 4
16 – 4 = h2
12 = h2
h = √12
h = 2√3 cm

Depois de calcular esse valor da altura, agora você deve usar a fórmula que está sendo mostrada para obter a área da região do triângulo.

Sendo assim, a área do triângulo eqüilátero que possui os lados medindo 4 cm é de 4√3cm2.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook