Atualizado em: 27 setembro 2011


Resumo da Agricultura no Brasil

Inicialmente o Brasil produziu cana-de-açúcar, passando pelo café, e hoje a agricultura brasileira apresenta-se como uma das maiores exportadoras do mundo em diversas espécies de cereais, frutas, grãos, entre outros.
Agricultura no Brasil

Agricultura no Brasil (Foto: Arquivo de Internet)

O Brasil, desde o início de sua história tem na agricultura uma das principais fontes de renda do país, sendo, portanto, uma base importantíssima na nossa economia.

No Brasil, verificou-se, até fins dos anos 80, um enorme crescimento da área cultivada com produtos agroindustriais de exportação em detrimento de cultivos voltados ao abastecimento interno. Atualmente, produtos do mercado interno apresentam grande aumento de produção. Isso se explica pela pratica da associação de culturas em grandes propriedades.

Produção

O nosso país além de produzir para si próprio, produz alimentos para exportação que em devida época teve seu apogeu. Inicialmente o Brasil produziu cana-de-açúcar, passando pelo café, a agricultura brasileira apresenta-se como uma das maiores exportadoras do mundo em diversas espécies de cereais, frutas, grãos, entre outros.

Segundo resultados de pesquisa feita pelo IBGE, no ano de 2008, apesar da crise financeira mundial, o Brasil teve uma produção agrícola recorde, com crescimento na ordem de 9,1% em relação ao ano anterior, motivada principalmente pelas condições climáticas favoráveis. O que mostra que a cada dia que passa, o Brasil apesar de muita tecnologia, ainda pode viver tranquilamente da produção agrícola.

O ponto negativo de ser produtos agrícolas o principal produto a ser exportado do país, é que importamos produtos caros, ou seja, o Brasil paga por produtos caros, como produtos tecnologicos e exporta produtos agrícolas, que são mais baratos, tornando-se assim uma desvantagem.

Saiba mais informações no site do Ministério da Agricultura


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook