Atualizado em: 16 dezembro 2013

O que é Agouro?

Caso você não saiba na antigamente, o agouro era uma previsão do futuro feita por sacerdotes romanos, portanto fique atento as nossas informações.
Você Sabia?
Que qualquer sinal ou indício que anuncia um possível azar no futuro, é classificado como mau agouro.
2686024

Agouro significa mau pressentimento ou mau sinal

Agouro é uma palavra que quer dizer previsão, presságio, conjectura, predição e notícias do futuro. Essa palavra é muito usada em relação ao mau agouro, que é um mau pressentimento, mau sinal, intuição de algo ruim, muitas vezes, algo bastante trágico. Fala-se muito no Brasil, de uma pessoa que traz notícias ruins, que ela é uma “ave de mau agouro”.

Agouro pode ser usado para sinais ou mesmo notícias e previsões trazidas por pessoas. Na maioria das vezes as pessoas falam em agouro quando falam de maus sinais, mesmo que a palavra signifique pressentimentos, sejam eles bons ou maus.

publicidade:

Origem

A palavra agouro é de origem latina, vindo de augúrio, que significa uma previsão do futuro, especialmente as feitas por sacerdotes romanos, os áugures, que se baseavam na observação das aves (por isso, ave de mal augúrio). As aves que os áugures mais observavam eram o abutre, águia, coruja e corvo e, por isso, elas não são muito bem vistas, consideradas sinais de azar, tragédias ou de forças místicas.

Porque essas previsões eram, muitas vezes, de catástrofes naturais ou mau clima (porque realmente dá para se perceber mudanças climáticas observando aves), a palavra augúrio chegou para nós com mais conotações más do que boas, e, por isso, falamos mais em mau agouro do que bom agouro.

Sinônimos

Palavras que podem ser usadas no lugar de agouro: Auspício, adivinhação, previsão, profecia, pressentimento, augúrio, indício, vaticínio, sinal, notícia, prognóstico.

Bom e Mau Agouro

Além das aves, outros sinais de mau agouro é encontrar um cachorro preto e grande de noite, na rua; quando um gato preto atravessa seu caminho; nuvens negras que se formam de repente e passam sem chuva; um espelho quebrado e alguns sinais que os videntes lê como borra de café, cartas e formatos de nuvens.

Existem também sinais de bom agouro: Ver uma borboleta passar perto de você é sinal de boas mudanças, um passarinho fazer cocô na sua cabeça é sorte (no futuro, claro), uma flor cair no seu caminho é sinal de novo amor, achar um trevo de quatro folhas é sinal de boa sorte.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook